A importância das peças de boa procedência para caminhão
A manutenção preventiva é uma das melhores maneiras para evitar problemas posteriores. E com o caminhão não é diferente. Como a rotina dos caminhoneiros é vivenciada na estrada, adquirir peças para caminhão originais e de qualidade é essencial para o bom funcionamento do veículo e segurança de todos.
Segundo o que foi divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a frota de caminhões no Brasil aumentou 2,9% em 2021, chegando a 2,1 milhões de veículos pesados. Sendo que a idade média da frota atingiu 10 anos e 3 meses. Isso evidência a necessidade de atenção com manutenção para segurança de todos. O que torna fundamentais as informações a seguir!
Entenda mais sobre manutenção de caminhão
Realizar uma manutenção regularmente é uma maneira de garantir segurança durante as viagens, além de economia. Estima-se que ao realizar uma revisão automotiva, podem ser reduzidos até 30% em gastos com o caminhão. Isso também permite maior segurança de trafegar em um veículo revisado, prevenindo problemas posteriores que podem prejudicar a obtenção de fretes.
Para se ter ideia, veja os principais problemas que uma manutenção adequada pode evitar:
- Falhas mecânicas;
- Risco de acidentes na estrada;
- Atraso na entrega de fretes;
- Desgaste de peças e do motor;
- Danos à credibilidade do motorista ou empresa;
- Aumento dos custos com o veículo.
Há três tipos de manutenção automotiva: preventiva, preditiva e corretiva. As duas primeiras tem um objetivo em comum, de evitar ocasionar um problema futuro. A diferença entre elas é o modo de execução e o custo.
A manutenção preventiva consiste em evitar um problema, avaliando o estado das peças e o desempenho do veículo. Por exemplo, a troca de pneus ao atestar que já estão gastos. E é nesse momento que é preciso optar por modelos de pneus para caminhão alta qualidade e marca comprovada.
Já na manutenção preditiva utiliza-se o uso de aparelhos de medição específicos, é necessário um relatório com a apresentação das falhas e por isso há um custo mais elevado.
Por fim, a manutenção corretiva é feita exatamente quando se quebra uma peça ou deixa de funcionar algum mecanismo. Essa é a que mais apresenta desvantagem, pois demanda tempo para conserto, além de gasto de dinheiro com uma ou mais peças.
Como as peças influenciam no desempenho do caminhão?
As peças são essenciais para que os mecanismos do caminhão funcionem com bom desempenho e segurança. Ao apresentar falhas ou quebra, obriga o motorista a ter que recorrer a uma manutenção corretiva, seja a troca ou reparos. O tempo parado é um grande prejuízo ao caminhoneiro, fora o custo com peças novas, mão de obra e atrasos no frete.
Torna-se importante ter cuidado ao escolher cada peça, afinal, há muita coisa em jogo. Além disso, ao optar por peças paralelas, muitas vezes mais baratas, não se tem a qualidade comprovada, podendo desgastar e falhar mais rapidamente e até danificar outras peças do veículo.
Já as peças genuínas passam por testes rigorosos de qualidade, garantindo segurança, durabilidade e bom desempenho.
Além disso, as peças genuínas geram economia a longo prazo, ao ser mais resistente e durável, evitando ter custos com a troca rápida por novas peças e mão de obra. Fora transtornos de problemas no meio do trajeto e afins.
Como escolher as peças de caminhão genuínas?
Para te ajudar a escolher as melhores peças de caminhão, veja a seguir dicas importantes:
Procure fornecedores de confiança
Encontrar um fornecedor de confiança é de extrema importância, afinal, a boa procedência diz muito de sua qualidade e segurança. Pode-se adquirir direto de concessionárias ou de lojas de boa reputação no mercado. Pesquise bem antes, verifique como é o atendimento, a prestação de serviços e o que outros consumidores falam do estabelecimento.
Assim, ao escolher uma loja confiável de peças para caminhão se tem mais garantia da qualidade e segurança dos itens adquiridos. Evita prejuízo ou problemas futuros, além de ficar mais tranquilo ao pegar a estrada com seu veículo.
Verifique se as peças possuem garantia e certificação
As peças originais possuem garantia de fábrica e certificação de qualidade, proporcionam mais confiabilidade e segurança para quem a adquiri. Afinal, os fabricantes garantem a qualidade e ficam dispostos a fazer trocas, caso ocorra falhas ou quebras.
Analise se a certificação são do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) ou do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi). E sempre exija a nota fiscal no ato da compra.
Busque o número de série da peça
Os produtos legítimos possuem um número exclusivo e único. O número de série é impresso ainda na linha de montagem da fábrica. Outra maneira é pedir informações diretamente com o fabricante por telefone. Atente-se com as informações na embalagem, pois também destacam sobre a originalidade do produto.
Desconfie de valor muito abaixo e violações na peça
Peças paralelas geralmente possuem valor bem abaixo comparando com as originais, sendo um fator de atenção. Verifique se, de fato, as peças cumprem com suas especificações técnicas e olhe os comentários.
Já compreendeu a importância e como escolher as melhores peças para caminhão? Então comente nos comentários o que mais te surpreendeu. Aproveite e compartilhe com seus amigos motoristas!