A Ford e a longa relação com a polícia
A Ford e a longa relação com a polícia. Veja a trajetória da marca e seu pioneirismo em conjunto com as forças policiais.
Em julho a Ford apresentou a linha 2025 do Ford Explorer Interceptor para ser usada pela polícia dos EUA. No entanto, não é a primeira vez que a marca desenvolve modelos específicos para as forças de segurança.
O Explorer Interceptor apresentado conta com recursos importantes para o trabalho da polícia, mas foi a motorização híbrida que chamou a atenção: o V6 3.3 com 318 cv e um 3.0 V6 com 405 cv, ambos com tração integral.
Essa relação não vem de hoje e esse histórico você conhece hoje.
A Ford e a longa relação com a polícia
A parceria começou no início do século XX e ajudou a marca a moldar sua imagem de robustez, além de impulsionar o desenvolvimento de tecnologias e soluções aplicadas no mercado.
Tudo começou com o lendário modelo T, fabricado entre 1098 e 1927. Sua mecânica simples, robustez e facilidade de manutenção o tornaram uma boa escolha para as forças policiais.
Em 1915, a polícia de Oakland, Califórnia, adotou o modelo T como padrão para sua frota, marcando o início de uma longa jornada.
Ao longo das décadas, a Ford continuou a aprimorar seus veículos para atender às necessidades específicas das forças policiais.
Em 1950, a marca lançou seu primeiro veículo com potencial para as forças de segurança com diversas melhorias em termos de engenharia e design para garantir durabilidade, velocidade e segurança.
Além disso, trazia três opções de motor: o Ford V8 especial, o Ford V8 100 HP e o Ford 95 HP Six.
O primeiro “carro policial” a usar o nome Interceptor foi apresentado em 1954 e pouco tempo depois, em 1961, uma pesquisa revelou que 58% dos carros policiais operando nas 50 maiores cidades dos Estados Unidos eram Ford.
Já o Ford Mustang foi utilizado pelo serviço policial a partir de 1982, encabeçando a campanha publicitária: “Este Ford persegue Porsches para viver”. No anúncio, a empresa destacou a aceleração de 0 a 80 km/h em 6,3 segundos e boa capacidade em curvas.
O Crown Victoria LTD
O Crown Victoria LTD foi um dos maiores cases da Ford para as forças policiais. Introduzido em 1983, com design redesenhado e com um pacote especial que se destacou pelo motor V8 de alta potência, de 5,8 litros.
Por anos, o modelo foi utilizado. Em 1998, o Crown Victoria representava 85% das vendas de veículos policiais de perseguição nos EUA e no Canadá.
Em 2012 ele foi aposentado, dando lugar aos Interceptors de nova geração, que também se destacaram por introduzir novos recursos na indústria automotiva, como alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e sensor de ré.
Leia também:
Ford lança Interceptor Utility com motor híbrido – conheça outros carros de polícia pelo mundo.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.