A falta desses detalhes pode impedir a venda do seu carro 

Vai fazer a venda do seu carro? Na hora de anunciar um veículo na Internet, surgem muitas dúvidas sobre como fazer para encantar o comprador e vender seu carro mais rapidamente.

Pensando nisso, a Megadealer fez este pequeno informativo com base no Estudo Performance de Veículos Usados PVU, nos dados da Auto Avaliar e Instituto AAV.  

venda de carro
A venda do seu carro fica mais rápida seguindo essas dicas. Foto: Freepik

Veja como fazer a venda do seu carro com rapidez

O levantamento abrangeu 3 milhões de anúncios de carros anunciados na plataforma AutoAvaliar.

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A princípio, considerou só carros fabricados a partir de 1998 e estudou 30 características para chegar a algumas dicas sobre como anunciar melhor o seu veículo. Confira!

1 – Seja detalhista

Evite ser sucinto na descrição do anúncio. O ideal é que ela tenha o maior número de informações. Se for muito curta, saiba que você terá uma chance 34% menor de venda.

Portanto, não deixe de colocar informações como o status da documentação, a garantia, forma de pagamento, prazo de entrega, IPVA, situação do manual, chave reserva, bem como tudo o que possa impactar na decisão do comprador. 

“Um ponto interessante é sempre acrescentar uma pequena história para tornar o carro único. Algo como para que ele era usado, se era basicamente para ir ao trabalho e pequenos percursos ou algo assim”, afirma Nilson Caldeira, consultor responsável pela pesquisa do Instituto AAV.

2 – Coloque o maior número de itens e opcionais

Quanto mais itens avaliados do veículo, como motor, câmbio, pneus, lataria e pintura, para somente citar alguns, maiores as chances de sucesso. Ademais, este tipo de detalhamento leva a uma taxa de conversão 8% maior.

3 – A quantidade de fotos faz a diferença

Não seja econômico nas imagens, pois a maior taxa de conversão é de anúncios com entre 25 e 30 fotos.

Se você colocar entre 10 e 25 fotos terá 6,7% mais chances de venda quando comparado a anúncios com até 10.

“Um bom número a se ter em mente é 15”, recomenda Caldeira.

É claro, o carro tem que estar limpo para ser fotografado, afinal a aparência é fundamental na venda.

4 – Use todos os recursos multimídia

Se a plataforma permitir anúncios com fotos 360º não deixe de publicar. Este tipo de mídia vai aumentar a chance de conversão em 23%.

Já os áudios ampliam este percentual em 47%. 

“O comprador quer ouvir o carro funcionando, o barulho do motor e isso é importante para seu convencimento”, lembra Caldeira.

Ademais, o uso de áudio chega a até ser mais essencial que o vídeo, que aumenta a probabilidade de venda em 14%.

Saiba precificar para não sair perdendo na venda do seu carro

De acordo com o Estudo Performance de Veículos Usados PVU, realizado pela MegaDealer com base nos dados da Auto Avaliar e Instituto AAV, o tíquete médio das vendas de veículos usados ficou em R$ 74.706,00 em julho.

“A redução de preços foi geral, mas o segmento de veículos premium e sedans compactos foram aqueles que sofreram a maior queda em julho, especialmente após o anúncio do programa do governo de redução de impostos e preços dos veículos 0km”, ressalta Caldera. 

“Este comportamento do mercado aumenta a importância de se fazer um anúncio diferenciado para encantar o cliente, assim, valorizar o veículo e vender mais rapidamente”, finaliza.

Os números representam um recuo de 8,6% em comparação ao mês anterior e atingiu o menor patamar dos últimos 12 meses. 

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Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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