Vai fazer a venda do seu carro? Na hora de anunciar um veículo na Internet, surgem muitas dúvidas sobre como fazer para encantar o comprador e vender seu carro mais rapidamente.
Pensando nisso, a Megadealer fez este pequeno informativo com base no Estudo Performance de Veículos Usados PVU, nos dados da Auto Avaliar e Instituto AAV.
Veja como fazer a venda do seu carro com rapidez
O levantamento abrangeu 3 milhões de anúncios de carros anunciados na plataforma AutoAvaliar.
VEJA TAMBÉM
A princípio, considerou só carros fabricados a partir de 1998 e estudou 30 características para chegar a algumas dicas sobre como anunciar melhor o seu veículo. Confira!
1 – Seja detalhista
Evite ser sucinto na descrição do anúncio. O ideal é que ela tenha o maior número de informações. Se for muito curta, saiba que você terá uma chance 34% menor de venda.
Portanto, não deixe de colocar informações como o status da documentação, a garantia, forma de pagamento, prazo de entrega, IPVA, situação do manual, chave reserva, bem como tudo o que possa impactar na decisão do comprador.
“Um ponto interessante é sempre acrescentar uma pequena história para tornar o carro único. Algo como para que ele era usado, se era basicamente para ir ao trabalho e pequenos percursos ou algo assim”, afirma Nilson Caldeira, consultor responsável pela pesquisa do Instituto AAV.
2 – Coloque o maior número de itens e opcionais
Quanto mais itens avaliados do veículo, como motor, câmbio, pneus, lataria e pintura, para somente citar alguns, maiores as chances de sucesso. Ademais, este tipo de detalhamento leva a uma taxa de conversão 8% maior.
3 – A quantidade de fotos faz a diferença
Não seja econômico nas imagens, pois a maior taxa de conversão é de anúncios com entre 25 e 30 fotos.
Se você colocar entre 10 e 25 fotos terá 6,7% mais chances de venda quando comparado a anúncios com até 10.
“Um bom número a se ter em mente é 15”, recomenda Caldeira.
É claro, o carro tem que estar limpo para ser fotografado, afinal a aparência é fundamental na venda.
4 – Use todos os recursos multimídia
Se a plataforma permitir anúncios com fotos 360º não deixe de publicar. Este tipo de mídia vai aumentar a chance de conversão em 23%.
Já os áudios ampliam este percentual em 47%.
“O comprador quer ouvir o carro funcionando, o barulho do motor e isso é importante para seu convencimento”, lembra Caldeira.
Ademais, o uso de áudio chega a até ser mais essencial que o vídeo, que aumenta a probabilidade de venda em 14%.
Saiba precificar para não sair perdendo na venda do seu carro
De acordo com o Estudo Performance de Veículos Usados PVU, realizado pela MegaDealer com base nos dados da Auto Avaliar e Instituto AAV, o tíquete médio das vendas de veículos usados ficou em R$ 74.706,00 em julho.
“A redução de preços foi geral, mas o segmento de veículos premium e sedans compactos foram aqueles que sofreram a maior queda em julho, especialmente após o anúncio do programa do governo de redução de impostos e preços dos veículos 0km”, ressalta Caldera.
“Este comportamento do mercado aumenta a importância de se fazer um anúncio diferenciado para encantar o cliente, assim, valorizar o veículo e vender mais rapidamente”, finaliza.
Os números representam um recuo de 8,6% em comparação ao mês anterior e atingiu o menor patamar dos últimos 12 meses.
Aproveite e confira: Ford lança versões mais acessíveis da Ranger no mercado brasileiro