A expectativa para o Grande Prêmio da Áustria, primeira corrida da temporada 2020 da Fórmula 1

No próximo dia 5 de julho será realizado em Spielberg o Grande Prêmio da Áustria, a primeira corrida da temporada 2020 da Fórmula 1. Logo no fim de semana seguinte, será realizada na mesma pista uma segunda corrida, a qual, para fins de diferenciação, se chamará Grande Prêmio da Estíria – que nada mais é do que o estado onde se localiza a cidade de Spielberg.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

A corrida acontecerá no circuito Red Bull Ring, nome da pista austríaca desde que ela foi adquirida por Dietrich Mateschitz, fundador da empresa de energéticos, em 2011. Àquela altura fazia anos que a Áustria não sediava grandes prêmios de F1. A volta, entretanto, só ocorreu em 2014. De 1997 a 2003, esse circuito se chamava A1-Ring e, de 1969 a 1987, Österreichring.

Desempenho dos principais pilotos brasileiros em Spielberg

Surpreendentemente, apenas um brasileiro pôde comemorar o primeiro lugar no Grande Prêmio da Áustria: Emerson Fittipaldi, a bordo do Lotus 72D, em 1972. Após fazer a pole position, Emerson conseguiu a sua quarta vitória naquela temporada, o que lhe ajudou a conquistar o primeiro de seus dois títulos na Fórmula 1.

Nelson Piquet, por sua vez, fez a pole em Spielberg em três oportunidades diferentes. A primeira foi em 1982, quando teve que abandonar a corrida na 31ª volta (quando estava na 3ª posição) devido a uma pane elétrica. Já em 1984 e 1987 Piquet terminou em 2º, atrás, respectivamente, do austríaco Niki Lauda e do inglês Nigel Mansell.

LEIA MAIS: Relembre carros marcantes dos anos 2000

Caoa Chery lança campanha com pagamento para 2021

Ayrton Senna, por sua vez, teve como melhor resultado na Áustria um segundo lugar. Esta foi alcançada em 1985, quando Senna ficou atrás do francês Alain Prost. Para azar do tricampeão, todas as suas corridas em Spielberg foram em seus anos pré-McLaren, equipe em que ele ganhou todos os seus títulos.

Favoritos à vitória em 2020

Como não podia deixar de ser, o favoritismo para essa primeira corrida do ano é de Lewis Hamilton, visto que o piloto da Mercedes conquistou em 2019 seu sexto título na categoria – o terceiro consecutivo. Em 5 de junho, a vitória do inglês dava um retorno de 2.87 nas casas de aposta esportiva online.

Entretanto, apesar de toda a sua hegemonia nos últimos anos, Hamilton obteve uma única vitória na Áustria até aqui, em 2016. Além disso, o GP austríaco do ano passado foi para ele uma grande decepção. Problemas na asa dianteira do seu carro lhe custaram 11 preciosos segundos nos boxes, e o britânico terminou a corrida em quinto.

O segundo piloto mais bem cotado para vencer em Spielberg este ano é Max Verstappen, com 3.25 de chance. Isso tampouco pode ser considerado uma surpresa, já que o holandês (nascido na Bélgica) venceu as duas últimas edições dessa prova. Além disso, a sua vitória no ano passado, após uma largada ruim, foi uma das corridas mais emocionantes de 2019.

O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, já foi considerado o grande rival de Hamilton. Isso se deve não só aos seus quatro títulos consecutivos em sua época de Red Bull, mas também ao bom desempenho que apresentou nas temporadas de 2017 e 2018 pela escuderia italiana. No entanto, Vettel encerrou a temporada passada num decepcionante quinto lugar, o que certamente teve influência no recente anúncio de que 2020 será o seu último ano na Ferrari.

Por fim, não há como não citar o monegasco Charles Leclerc, companheiro de Vettel na Ferrari. Segundo as casas de aposta esportiva online, suas chances neste ano são até maiores que as do alemão: enquanto a vitória de Sebastian na Áustria dava um retorno de 6.50, uma vitória de Leclerc retornava 4.50. Nada mais justo, já que o piloto de Mônaco fez a pole em Spielberg no ano passado e por muito pouco não venceu a corrida.

Levando em conta as duas corridas a serem realizados na mesma pista em espaço tão curto de tempo, essa será uma oportunidade e tanto de observar como os pilotos vão adaptar suas estratégias de um fim de semana para o outro. Por outro lado, a essa altura todos os quatro nomes cotados como principais candidatos para a vitória no Red Bull Ring certamente conhecem o circuito de Spielberg com a palma da mão.

Por falar na temporada 2020 da Fórmula 1, confira na galeria os carros da temporada 2020 da categoria.

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile