A espera finalmente vai acabar, mas o Haval H6 tem força para competir no mercado?

O SUV híbrido Haval H6 será lançado nesta semana sob grande expectativa. Carro terá de provar força para competir no mercado brasileiro.

O SUV híbrido Haval H6, primeiro carro da chinesa Great Wall Motor (GWM) a ser vendido no Brasil, finalmente será lançado oficialmente nesta semana sob grande expectativa. Disponível em mais de 60 países e líder em vendas do segmento de utilitários esportivos médios no mercado chinês, o Haval H6 terá de provar capacidade para competir forte no mercado brasileiro.

Preço deve definir o sucesso (ou fracasso) do Haval H6 no Brasil

Apresentado pela primeira vez em 2011, o Haval H6 está hoje na sua terceira geração. Com 4,65 m de comprimento, 1,89 m de largura e 2,79 mm de distância entre os eixos, o modelo concorre nos mercados globais com rivais como VW Tiguan e Toyota RAV4.

No Brasil, o SUV chegará na versão Haval H6 PHEV (híbrido plug-in), importado da China. O carro tem 393 cv de potência, alcance elétrico de 170 km, tração nas quatro rodas, porta-malas de 560 litros, multimídia de 12,3” e baixo consumo – faz 28,7 km/l com gasolina na cidade e 25,3  km/l na estrada, segundo o fabricante.

O carro estreia como importado, mas já configurado com adaptações às exigências brasileiras. Em breve deverá sair da fábrica da antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis-SP, que foi adquirida pela GWM.

Como a GWM ainda não divulgou preços para o seu SUV híbrido, ainda não dá para saber exatamente com quais modelos o Haval H6 irá disputar espaço no mercado brasileiro.

Interior terá acabamento exclusivo para o mercado brasileiro (Foto: Divulgação/Haval)

Um SUV com configurações semelhantes como o Jeep Compass 4xe PHEV custa hoje R$ 184.490. Já o citado Toyota RAV4 Hybrid sai por R$ 308.690, enquanto o novo VW Tiguan híbrido ainda não foi lançado por aqui. Como muitos brasileiros ainda nutrem certo preconceito contra marcas chinesas, teria uma luta árdua para superar Jeep e Toyota com valores na mesma faixa.

A depender do preço, o carro baterá de frente com o Jeep Renagade e-Hybrid, por exemplo. Neste caso, tanto em relação ao desempenho e consumo quanto à configuração e ao espaço interno, o Haval H6 teria vantagens competitivas a apresentar.

Dessa forma, fica claro que será o preço fixado pela GWM que irá definir o sucesso (ou o fracasso) do Haval H6 no Brasil.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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