A cor do carro muda a temperatura interna? Fomos pesquisar!

Entenda como a cor do carro influencia na temperatura do veículo
Entenda como a cor do carro influencia na temperatura do veículo (Foto: Pixabay)

A cada tempo que passa surge uma nova tendência de cor automotiva para os veículos. Mas será que elas realmente são capazes de influenciar na temperatura interna do carro? De forma geral, sim. Entenda os motivos.

Entenda como a cor do carro influencia na temperatura do veículo
Entenda como a cor do carro influencia na temperatura do veículo (Foto: Pixabay)

A cor do veículo influencia da temperatura interna

Os carros brasileiros de forma geral são bem tradicionais no que diz respeito a cor dos veículos. Sempre há uma cor diferente de lançamento, como o famoso laranja do Renault Kwid. No entanto, a frota nacional ainda é predominada pelo preto, branco, prata e cinza. Porém, como essas cores interferem na temperatura interna?

A explicação é um tanto quanto simples, a lataria do veículo acaba gerando o mesmo processo que as roupas que usamos. De acordo com a cor, a temperatura pode subir ou aumentar. Isso acontece porque as cores tem a capacidade de reter e refletir calor, quanto mais clara, menos calor ela retém, e quanto mais escura, o processo inverso acontece. Ou seja, mais calor o carro irá reter.

VEJA TAMBÉM

Isso acontece por conta do nível de absorção e capacidade de reflexo de luz que cada cor possui. Cores brancas ou mais claras possuem a capacidade maior de refletir luz, ou seja, ela não retém o calor. Já as cores pretas e escuras conseguem refletir bem menos a incidência do luz, o que acaba retende de forma mais fácil o calor.

Para método de comparação, em um vídeo do BuzzFeed, um carro preto e outro branco foram colocado lado a lado para que assim fossem expostos na mesma condição de calor. No final do teste foi constatado que o carro branco ficou cerca de 18 ºC mais frio no comparativo com o carro preto.

Ainda sobre esse teste, foi constatado que, o carro preto teve a capacidade de refletir 5% de luz, já o carro branco, conseguiu refletir 80%.

De forma mais técnica, em entrevista ao Notícias Automotivas, a chefe do Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Maria Akutsu, afirma que um veículo branco é capaz de absorver menos de 20% de radiação solar, no entanto, um carro preto é capaz de absorver até 95% de radiação.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Entenda como a cor do carro influencia na temperatura do veículo
Carro mais escuro retém mais calor (Foto: Pixabay)

Sabia que a cor do seu carro influencia no combustível?

Por incrível que parece a cor do veículo também pode influenciar no consumo de combustível do modelo. Segundo um teste realizado pela Heat Island Groups, um carro claro gasta em média 1,1% menos combustível que o mesmo modelo de cor escura.

Isso acontece como um efeito dominó basicamente, uma ação leva a outra. Nesse caso, se um veículo escuro retém mais calor e consequentemente tem a parte interna do modelo mais quente, a probabilidade dos passageiros e condutor do veículo usar o ar-condicionado é bem maior, já que há uma incidência maior de calor. Dessa forma, com o uso do ar-condicionado, o nível de combustível também é prejudicado.

Entenda como a cor do carro influencia na temperatura do veículo
Carro claro tem melhor desempenho de combustível (Foto: Pixabay)

Com informações: CanalTech, Notícias Automotivas

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar