A aposta da Nissan para acabar com o trânsito: carros que conversam entre si

A Nissan desenvolveu uma tecnologia para reduzir o trânsito coordenando as velocidades dos carros. Saiba como o sistema funciona, os resultados dos testes e por que a solução depende da colaboração dos motoristas.

A Nissan está buscando uma solução tecnológica para um problema antigo e universal: o trânsito. Partindo do princípio de que os motoristas passam, em média, uma semana por ano presos em congestionamentos, a montadora, em parceria com a Contra Costa Transportation Authority (CCTA) e a Universidade da Califórnia, Berkeley, criou um sistema inovador chamado Gestão Cooperativa de Congestionamento (CCM).

A aposta da Nissan para acabar com o trânsito: carros que conversam entre si

O trânsito é frequentemente causado por um efeito cascata de freadas bruscas. Quando um motorista freia de repente, os carros que vêm atrás são forçados a fazer o mesmo, e essa reação em cadeia pode se estender por quilômetros.

Segundo a Nissan, esse problema é amplificado pelo hábito dos motoristas de seguirem muito de perto uns dos outros, o que impede a percepção do tráfego mais lento à frente.

A solução da Nissan é simples, mas poderosa: em vez de reagir a cada freada, o sistema CCM coordena as velocidades dos veículos conectados, garantindo que todos se movam em um ritmo mais constante e uniforme.

A aposta da Nissan para acabar com o trânsito: carros que conversam entre si - Foto: Nissan
A aposta da Nissan para acabar com o trânsito: carros que conversam entre si – Foto: Nissan 

Como o sistema da Nissan funciona?

A tecnologia CCM funciona com base na comunicação entre os carros. Um veículo de teste coleta dados sobre o fluxo do trânsito e os transmite para outros carros conectados, que estão a cerca de 30 a 60 segundos de distância.

Com essas informações, os carros ajustam suavemente suas velocidades, evitando frenagens bruscas e criando um “colchão” de segurança para os veículos que vêm em seguida.

Em testes realizados em uma rodovia da Califórnia, o resultado foi impressionante: os carros com o software CCM registraram 85% menos freadas bruscas e gastaram 70% menos tempo parados no trânsito. Além disso, a Nissan aponta que a tecnologia pode ajudar a reduzir as colisões traseiras, que são comuns em situações de para-e-anda.

O grande desafio, no entanto, é o elemento humano. A Nissan reconhece que a cooperação dos motoristas é fundamental para o sucesso do projeto.

Você confiaria em uma tecnologia que controla a velocidade do seu carro para evitar o trânsito? Compartilhe sua opinião nos comentários e diga se essa solução é viável para o trânsito caótico das cidades brasileiras!

 Leia aqui: Nissan busca soluções para revitalizar linha de modelos antigos

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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