Aston Martin entra na F1 em 2021 no lugar da Racing Point
A temporada 2020 da Fórmula 1 nem começou, mas já há mudanças no grid para 2021. Nesta manhã, a categoria máxima do automobilismo.
A temporada 2020 da Fórmula 1 nem começou, mas já há mudanças no grid para 2021. Nesta manhã, a categoria máxima do automobilismo anunciou a entrada da Aston Martin como equipe para o próximo ano. Com isso, a Racing Point deixará de existir, já que a marca britânica entrará no lugar da ex-Force India.
O anúncio também representa o fim da parceria entre Aston Martin e Red Bull, que seguirá até o fim de 2020. Entretanto, apesar do rompimento, o projetista do time dos energéticos, Adrian Newey, seguirá auxiliando o projeto do supercarro de rua Aston Martin Valkyrie.
Ao contrário do que normalmente ocorre, não foi a marca de carros que comprou a Racing Point. Foi o dono da equipe, o bilionário canadense Lawrence Stroll, que se tornou acionista da Aston Martin. Segundo o comunicado da F1, o pai de Lance Stroll agora detém cerca de 20% das ações da companhia.
Equipe já foi a Jordan
Essa será mais uma mudança na história da equipe sediada em Silverstone, na Inglaterra. Ela nasceu como Jordan em 1991, sobrevivendo até 2005. No ano seguinte, ela passou a ser chamada de Midland, mas foi vendida para a Spyker antes do fim da temporada 2006. A marca holandesa correu também em 2007, antes da equipe ser vendida para o indiano Vijay Mallya, tornando-se a Force India em 2008.
Sob o comando indiano, a equipe deixou de ser o pior carro do grid e passou a brigar no meio do pelotão, beliscando alguns pódios eventualmente. Essa foi a segunda melhor fase do time, já que a Jordan chegou a ganhar corridas durante os tempos de glória. Porém, a Force India chegou a ser a quarta força do grid em 2016 e 2017, com carros competitivos e confiáveis.
A situação saiu do controle em 2018. Falida por conta dos problemas financeiros e judiciais de Vijay, o time quase fechou as portas. Foi quando surgiu Lawerence Stroll, que comprou a equipe e mudou o nome para Racing Point. Em 2019, ele trouxe seu filho Lance Stroll para correr pela equipe ao lado do mexicano Sergio Perez. Juntos, eles marcaram 73 pontos, deixando a escuderia com o sétimo lugar no campeonato dos construtores.
Carros históricos
E já que o assunto é sobre a F1, confira abaixo alguns carros históricos da categoria.
Carros Históricos F1: Lotus 49: em 1967, Colin Chapman apresentou ao mundo o inovador Lotus 49; ele trouxe novos conceitos para a F1, sendo o primeiro carro a exibir uma marca de patrocínio; também ajudou a popularizar os aerofólios na categoria, além de mudar a posição dos radiadores da frente para as laterais, conceito usado até hoje |Foto: [email protected] / ProRallyPix via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
Lotus 72: outra obra prima de Colin Chapman, o Lotus 72 inovou a aerodinâmica da F1; foi o carro que deu ao brasileiro Emerson Fittipaldi seu primeiro título na categoria, em 1972 |Foto: Plbmak via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
McLaren M23: lançado durante a temporada de 1973, o bólido foi responsável pelo primeiro título de pilotos da equipe um ano depois, nas mãos de Emerson Fittipaldi, que se sagrou bicampeão do mundo; em 1976, deu a James Hunt seu único título de pilotos; foi aposentado em 1977 | Foto: Sum_of_Marc via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
Tyrrell P34: é até hoje o único carro com seis rodas a competir oficialmente na F1. Correu em 1976 e 1977, vencendo o GP da Suécia de 1976, com Jody Scheckter |Foto: Islander1658 on VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
Tyrrell P34: é até hoje o único carro com seis rodas a competir oficialmente na F1. Correu em 1976 e 1977, vencendo o GP da Suécia de 1976, com Jody Scheckter |Foto: Supermac1961 on VisualHunt / CC BY
Lotus 79: Colin Chapman realmente era um visionário e, em 1978, apresentou o inovador Lotus 79, que tinha seu assoalho em formato de asa invertida, sendo o primeiro carro da categoria com o recurso; o resultado foi o título de pilotos, com o norte-americano Mario Andretti, e o de construtores para a escuderia | Foto: bobaliciouslondon via Visualhunt.com / CC BY
Renault RS10: em 1979, a Renault entrou pela primeira vez na F1; embora nunca tenha sido campeã do mundo, a máquina foi a responsável por inaugurar a primeira era turbo da categoria, que durou até 1988 |Foto: bibendum84 via Visual Hunt / CC BY-SA
Lotus 99t: último carro guiado por Ayrton Senna na Lotus, o 99t foi o primeiro a utilizar a suspensão ativa; apesar de a inovação não ter feito muito sucesso, ajudou o piloto brasileiro a conquistar suas últimas vitórias pela equipe |Foto: BYSER via VisualHunt / CC BY
McLaren MP4-4: em 1988, a McLaren contratou Ayrton Senna para ser seu piloto, ao lado do bicampeão do mundo Allain Prost, formando uma das maiores rivalidades da história da categoria; arrasador, o MP4-4 sobrou naquela temporada, vencendo 15 das 16 corridas que disputou, fechando com chave de ouro a era turbo e dando ao brasileiro seu primeiro título|Foto: atomicjam via Visualhunt / CC BY-NC
Williams FW14b: o inglês Nigel Mansell, em 1992, pôde, enfim, comemorar seu título mundial de pilotos; o FW14b venceu 10 das 16 corridas daquele ano, e trouxe inovações como suspensão ativa, cujo conceito foi ampliado depois do Lotus 99t, transmissão semiautomática e controle de tração |Foto: Dan Mumford via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
Ferrari F2002: símbolo do domínio que a Ferrari teve no começo dos anos 2000, o F2002 reinou absoluto na temporada daquele ano, vencendo 15 das 17 corridas disputadas e deu ao alemão Michael Schumacher seu quinto título |Foto: alessio mazzocco via Visualhunt / CC BY-NC
Ferrari F2004: mais um carro dominante da Ferrari, o F2004 ajudou Schumacher a conquistar seu sétimo e último título, o quinto consecutivo; com o bólido, o alemão venceu 13 das 18 provas daquela temporada| Foto: emperornie via Visual hunt / CC BY-SA
Brawn GP 001: correu por apenas um ano, mas entrou para a história por ter feito sua equipe ser a única campeã no ano de estreia. Deu a Jenson Button o título de pilotos em 2009, além de faturar o de construtores também. Venceu 8 das 17 etapas – 6 com Button e 2 com Rubens Barrichello |Foto: Rodefeld on VisualHunt.com / CC BY-SA
Brawn GP 001: correu por apenas um ano, mas entrou para a história por ter feito sua equipe ser a única campeã no ano de estreia. Deu a Jenson Button o título de pilotos em 2009, além de faturar o de construtores também. Venceu 8 das 17 etapas – 6 com Button e 2 com Rubens Barrichello |Foto: flamesworddragon on Visual hunt / CC BY-SA
Red Bull RB7: Sebastian Vettel conquistou seu segundo título a bordo de uma máquina demolidora, em 2011; o RB7 venceu 12 das 19 corridas (sendo 11 com Vettel), além de conseguir 18 das 19 poles possíveis | Foto: nic_r via Visual hunt / CC BY-SA
Red Bull RB7: Sebastian Vettel conquistou seu segundo título a bordo de uma máquina demolidora, em 2011; o RB7 venceu 12 das 19 corridas (sendo 11 com Vettel), além de conseguir 18 das 19 poles possíveis | Foto: Divulgação
Red Bull RB9: deu a Vettel seu tetracampeonato consecutivo, vencendo 13 das 19 etapas de 2013 |Foto: Divulgação
Red Bull RB9: deu a Vettel seu tetracampeonato consecutivo, vencendo 13 das 19 etapas de 2013 |Foto: Divulgação
Mercedes-Benz F1 W05 Hybrid: primeiro carro campeão da nova era turbo da categoria, o bólido que deu o segundo título mundial para Lewis Hamilton conquistou 16 das 19 corridas de 2014, sendo pole em 18 das 19 etapas | Foto: nhayashida via VisualHunt.com / CC BY
Mercedes-Benz F1 W06 Hybrid: carro vencedor de 2015, deu o terceiro título de pilotos ao inglês Lewis Hamilton, o W06 foi tão dominante que conseguiu 16 vitórias em 19 etapas e 18 poles | Foto: nhayashida via VisualHunt.com / CC BY
Mercedes-Benz F1 W07: deu o título de 2016 a Nico Rosberg, vencendo 19 das 21 etapas daquele ano |Foto: Divulgação
Mercedes-Benz F1 W07: deu o título de 2016 a Nico Rosberg, vencendo 19 das 21 etapas daquele ano |Foto: Divulgação
Mercedes-Benz F1 W08: carro do tetracampeonato de Lewis Hamilton, venceu 12 das 20 corridas de 2017 |Foto: Divulgação
Mercedes-Benz F1 W08: carro do tetracampeonato de Lewis Hamilton, venceu 12 das 20 corridas de 2017 |Foto: Divulgação
Mercedes-Benz F1 W09: transformou Lewis Hamilton em pentacampeão mundial, vencendo 11 das 21 etapas de 2018 |Foto: Divulgação
Mercedes-Benz F1 W09: transformou Lewis Hamilton em pentacampeão mundial, vencendo 11 das 21 etapas de 2018 |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.