Opinião: Charles Leclerc vence e garante festa da Ferrari no GP da Itália
Charles Leclerc subiu ao lugar mais alto do pódio pelo segundo domingo consecutivo. Dominante em todo o final de semana, o piloto levou sua Ferrari nº 16 à vitória em um bom GP da Itália, para a alegria dos torcedores tifosi. Valtteri Bottas e Lewis Hamilton até tentaram estragar a festa italiana, mas tiveram que se contentar com lugar ao pódio, levando a Mercedes ao 2º e 3º posto, respectivamente.
GP da Itália: como foi
Após um triste final de semana na Bélgica, o mundo do automobilismo foi recebido com uma grande festa para a corrida na Itália. E, para a alegria dos torcedores locais, a Ferrari impôs um ritmo forte desde a sexta-feira. O favoritismo foi confirmado no sábado, com Charles Leclerc conquistando a pole position em um dos treinos mais bizarros da história da categoria.
No domingo, Leclerc fez uma boa largada e segurou bem a ponta. Já Sebastian Vettel, em mais um dia de cão, largou mal e chegou a perder a quarta colocação para a Renault de Nico Hulkenberg, recuperando a posição na volta seguinte. Porém, foi na volta seis que o alemão da Ferrari protagonizou uma cena patética. Ele perdeu o controle do carro na Variante Ascari e rodou. Ao tentar voltar para a pista, tocou seu bico na Racing Point de Lance Stroll, que também girou na pista. O canadense, por sua vez, causou outro incidente ao pressionar a Toro Rosso de Pierre Gasly para fora do traçado. Uma lambança federal.
Todo esse salseiro fez com que Vettel fosse para os boxes trocar seu bico e espetar pneus duros no carro. Como desgraça pouca é bobagem, o tetracampeão ainda foi penalizado com um stop and go de 10 segundos, já que foi o responsável por toda a confusão. Stroll também foi punido, mas com um drive through, uma pena mais branda.
Leclerc resiste
Com Sebastian no fim do grid, coube a Leclerc resistir sozinho os ataques das duas Mercedes. Dos três, Hamilton foi quem parou primeiro, na volta 19, um giro antes de Charles. Enquanto o inglês colocou pneus médios, o monegasco apostou nos duros. Bottas foi quem demorou mais para fazer o pit stop, entrando apenas na volta 27 e trocando para os mesmos compostos de seu companheiro de Mercedes.
Por estar com pneus mais rápidos, Hamilton partiu para o ataque de Leclerc. Na volta 23, o pentacampeão tentou fazer a ultrapassagem na Variante della Roggia, mas Leclerc fechou a porta e o britânico passou reto. Charles acabou sendo advertido pela manobra, mas sem punições.
Hamilton até se aproximava nas curvas, mas o motor Ferrari falava alto nas longas retas de Monza, dificultando a vida do inglês. Os dois chegaram a errar na primeira curva, mas Leclerc segurou a ponta mesmo com o erro. Lewis não teve a mesma sorte e caiu para terceiro, já que Bottas tinha um ritmo melhor e estava colado no inglês.
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Sonhando com a vitória, o piloto da Mercedes nº 77 partiu para cima de Leclerc. Porém, o dia era do monegasco que resistiu, viu o finlandês cometer alguns erros e conseguiu sua segunda vitória consecutiva na Fórmula 1. De quebra, ele encerrou o jejum de nove anos sem vitória da Ferrari na Itália.
A Renault também foi outro destaque da corrida, terminando em quarto e quinto, com Daniel Ricciardo e Hulkenberg, respectivamente. Completaram a zona dos pontos: Alexander Albon (Red Bull), Sergio Perez (Racing Point), Max Verstappen (Red Bull), Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) e Lando Norris (McLaren).
Vencedores e perdedores
O grande nome da corrida foi Charles Leclerc. Além de se segurar na ponta, ele dominou todo o final de semana e mostrou que é uma das grandes promessas dessa geração. Vettel, por sua vez, não tem nada a comemorar, vivendo uma das piores fases de sua carreira. Mesmo chegando em terceiro, Hamilton sai da Itália como chegou: líder e com uma mão na taça do hexacampeonato.
E Max Verstappen novamente errou durante a largada. Saindo a última posição do grid, o holandês se chocou com uma Racing Point na largada e danificou sua asa. Mesmo assim, conseguiu remar e garantiu alguns pontos. Outras decepções foram McLaren e Alfa Romeo. A primeira jogou fora a corrida de Carlos Sainz ao liberá-lo do pit stop com uma das rodas soltas. forçando o abandono. Já o time italiano fez com que Kimi Raikkonen sofresse uma punição por largar com os pneus errados.
Abaixo, confira como ficou a classificação final do GP da Itália de 2019.
POS | DRIVER | TIME/RETIRED | PTS |
---|---|---|---|
1 | 1:15:26.665 | 25 | |
2 | +0.835s | 18 | |
3 | +35.199s | 16 | |
4 | +45.515s | 12 | |
5 | +58.165s | 10 | |
6 | +59.315s | 8 | |
7 | +73.802s | 6 | |
8 | +74.492s | 4 | |
9 | +1 lap | 2 | |
10 | +1 lap | 1 | |
11 | +1 lap | 0 | |
12 | +1 lap | 0 | |
13 | +1 lap | 0 | |
14 | +1 lap | 0 | |
15 | +1 lap | 0 | |
16 | +1 lap | 0 | |
17 | +2 laps | 0 | |
NC | DNF | 0 | |
NC | DNF | 0 | |
NC | DNF | 0 |
*OBS: Hamilton marcou o ponto extra por ter feito a volta mais rápida da corrida
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.