Evitar vias alagadas e manter a calma são dicas valiosas
Dias de chuva decididamente não são os melhores para se dirigir, ainda mais em cidades em que as vias rapidamente se enchem de água, dando um nó no trânsito e causando transtornos aos cidadãos – problemas que têm acontecido com frequência em São Paulo esta semana. Além de alagamentos, as tempestades dificultam a visão do motorista e retardam o efeito do freio.
Em uma situação com esta, a primeira recomendação vem muito antes de dar a partida no carro. A dica inicial é analisar se vale mesmo a pena usar o veículo nestas condições. Se ainda assim o condutor optar por dirigir, o jeito então é intensificar o cuidado. “Ligue a lanterna, redobre a atenção e mantenha uma distância maior de quem vai à frente para evitar acidentes”, aconselha Fabiano Pinheiro, instrutor da auto-escola Atos.
Motorista tem de redobrar a atenção nos dias de chuva | Foto: Sxc.hu
Durante um temporal, também é preciso ter cautela na hora de frear. De acordo com Pinheiro, se o motorista utilizar força excessiva ao pisar no pedal de freio, o automóvel corre o risco de deslizar na pista. E caso esteja em rodovias e o asfalto estiver muito molhado, a indicação do profissional é soltar a aceleração e não brecar para evitar a aquaplanagem (perda de contato do carro com o solo pela existência de uma camada de água debaixo do pneu).
Ainda segundo Pinheiro, a dica comum de manter a primeira marcha em situações em que a água já está cobrindo parte das rodas não é a melhor opção. “Isso caiu no dito popular porque a primeira marcha, com exceção da ré, é a mais forte. O problema é que quando há excesso de água na rua, o motorista não consegue visualizar buracos ou outros obstáculos como bueiros abertos”, afirma.
Raios e árvores
Outra orientação do instrutor é tomar cuidado com raios. Vale lembrar que os pneus do carro o isolam de descargas elétricas, mas é preciso cautela com relação às árvores, pois elas podem ser atingidas por relâmpagos e desabarem. “A melhor opção é sempre evitar as vias problemáticas ou procurar um abrigo em local seguro e esperar a chuva passar para prosseguir”, finaliza o especialista.
Veja nosso álbum com os principais lançamentos de 2018.
BMW X2: o novo SUV da marca da Bavária está confirmado para o Brasil, mas ainda sem data certa |Foto: Divulgação
BMW X2 |Foto: Divulgação
Chevrolet Spin: a minivan deve ganhar um facelift nesse ano. O novo visual deve ficar semelhante ao do Cobalt |Foto: Divulgação
Chevrolet Spin |Foto: Divulgação
Citroën C4 Cactus: o SUV deve ser vendido no Brasil já em 2018 |Foto: Divulgação
Citroën C4 Cactus |Foto: Divulgação
Fiat Cronos: o sedã derivado do Argo será lançado em janeiro |Foto: Divulgação
Fiat Cronos |Foto: Divulgação
Fiat Cronos |Foto: Divulgação
Fiat Cronos |Foto: Divulgação
Ford Ka: depois do EcoSport e do Fiesta, agora será a vez do modelo de entrada da marca ser reestilizado. O veículo já foi flagrado em testes, o que indica que seu lançamento não deve demorar |Foto: Divulgação
Ford Ka |Foto: Divulgação
Ford Mustang: após 53 anos, enfim o muscle car será vendido no Brasil. O modelo custará R$ 300 mil e virá com o potente motor V8 de 5,0 litros |Foto: Divulgação
Ford Mustang |Foto: Divulgação
Honda Civic Si: com o passaporte já carimbado para 2018, o cupê esportivo do Civic tem presença certa no País |Foto: Divulgação
Honda Civic Si |Foto: Divulgação
Honda CR-V: a nova geração do SUV médio deve desembarcar no Brasil ao longo do ano |Foto: Divulgação
Honda CR-V |Foto: Divulgação
Jaguar E-Pace: o SUV pequeno da marca inglesa também já está confirmado para o Brasil |Foto: Divulgação
Jaguar E-Pace |Foto: Divulgação
Kia Picanto |Foto: Divulgação
Kia Rio: eterna promessa para o mercado brasileiro, o Rio é especulado para 2018 |Foto: Divulgação
Kia Rio |Foto: Divulgação
Kia Stinger: o esportivo de tração traseira também virá para o Brasil em 2018, para a alegria dos entusiastas |Foto: Divulgação
Kia Stinger |Foto: Divulgação
Mitsubishi Eclipse Cross: ainda sem versão definida, o crossover virá para ficar entre o ASX e o Outlander |Foto: Divulgação
Mitsubishi Eclipse Cross |Foto: Divulgação
Renault Alaskan: prima da Nissan Frontier, com quem compartilha a plataforma, a picape será fabricada na Argentina e deve aparecer no mercado nacional |Foto: Divulgação
Renault Alaskan |Foto: Divulgação
Renault Logan/Sandero: a dupla deve ganhar um facelift nesse ano para dar uma renovada no visual que estreou em 2014 |Foto: Divulgação
Renault Logan |Foto: Divulgação
Renault Sandero |Foto: Divulgação
Renault Sandero |Foto: Divulgação
Toyota C-HR Hybrid: a montadora não confirma, mas o SUV compacto deve vir importado em sua versão híbrida. A versão produzida no Brasil não tem prazo para o lançamento |Foto: Divulgação
Toyota C-HR Hybrid |Foto: Divulgação
Toyota C-HR Hybrid |Foto: Divulgação
Toyota Yaris: mais um lançamento certo para 2018, o modelo ocupará o espaço entre o Etios e o Corolla |Foto: Divulgação
Toyota Yaris |Foto: Divulgação
Volkswagen Golf: o modelo foi reestilizado na Europa em 2017 e pode aparecer por aqui em 2018 |Foto: Divulgação
Volkswagen Golf |Foto: Divulgação
Volkswagen Tiguan Allspace: versão de sete lugares da nova geração do SUV, o modelo deve chegar ainda esse ano |Foto: Divulgação
Volkswagen Tiguan Allspace |Foto: Divulgação
Volkswagen Virtus sedã (Foto: Divulgação)
Volkswagen Virtus |Foto: Divulgação
Volkswagen Virtus |Foto: Divulgação
Volvo XC40: o SUV de origem sueca também já foi confirmado para o Brasil em 2018 |Foto: Divulgação
Volvo XC40 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: Divulgação
Audi SQ5 |Foto: DivulgaçãophotoColour: Azores green metallic
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 |Foto: Divulgação
BMW M2 |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
BMW M2 Coupé |Foto: Divulgação
Mercedes-Benz E 300 Cabriolet: conversível foi lançado em janeiro de 2018 no Brasil |Foto: Divulgação
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.