Vídeo: Veja raras imagens de como foi o GP de Mônaco de 1957
Neste final de semana, a prova mais tradicional da Formula 1 será disputada em Mônaco. As ruas do principado estão no calendário desde 1950.
Neste final de semana, a prova mais tradicional da Formula 1 será disputada em Mônaco. As ruas do principado estão no calendário desde o principio da categoria, em 1950, e é o traçado mais desafiador para os pilotos, com suas curvas apertadas e com poucos pontos de ultrapassagem. Este vídeo raro é de 1957 e mostra a última vitória do ícone argentino Juan Manuel Fangio na pista monegasca.
Naquele ano, a prova foi realizada em 19 de maio – era a segunda corrida do campeonato. Fangio já havia vencido a etapa de abertura, na Argentina. Ele venceria também na França e na Alemanha com sua Maserati 250F. Essas foram as últimas vitórias do piloto na categoria. Com os resultados, o argentino sagrou-se campeão entre os pilotos, chegando ao seu quinto e último título.
LEIA MAIS: Há 17 meses na liderança, Chevrolet Onix segue como o mais financiado de abril; veja os 20 melhores
Fangio até competiu em algumas provas na temporada seguinte e não obteve vitória. O recorde de títulos do piloto só foi batido em 2003 por Michael Schumacher, no ano em que o alemão se sagrou hexacampeão mundial.
Mudanças e semelhanças
Em 60 anos, é evidente que muita coisa mudou no mundo. Hoje, os carros da Formula 1 são muito mais rápidos e seguros que os de 1957. Ontem, durante o segundo treino livre, o alemão Sebastian Vettel quebrou o recorde da pista ao cravar 1:12.720, enquanto que Fangio fez a pole em 1:42.7, na época. Além disso, o argentino percorreu 105 voltas na pista, enquanto que hoje estão previstas 78 voltas para a prova de domingo.
Uma coisa, porém, nunca mudou: a proximidade em que os carros passam dos guardrails e o glamour envolvido no grande prêmio. Veja todos os detalhes das imagens da prova de 1957 abaixo, ou clique aqui para conferir diretamente no YouTube.
https://www.youtube.com/watch?v=QXbQFpPrykA
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.