Rally de veículos históricos terá a participação de motos clássicas
Quarta edição do evento já está com inscrições abertas para carros; motociclistas ainda precisam aguardar
A quarta edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras está com as inscrições abertas até 12 de junho para quem quiser participar das corridas, que contam apenas com veículos fabricados entre 1919 e 1980. A prova mesclará carros e motos e será realizada entre os dias 24 e 28 de junho em trajetos que percorrerão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Ao todo serão cinco dias de competição e os pilotos terão largada e chegada no Shopping Iguatemi, na capital paulista. A competição terá velocidade cronometrada (50 km/h até 80 km/h) e os competidores irão percorrer estradas dos três estados até voltar e cruzar a linha de chegada. Serão duas categorias diferentes de competição e uma turística, dedicada aos que querem conhecer a o rally sem precisar competir oficialmente.
Será admitida a inscrição de até 50 carros que devem ser pilotados por duplas. Quem optar pelas motocicletas pode decidir se deseja ou não contar com o auxílio de outra pessoa durante a corrida. Não há informações sobre o número limite de motos que poderão participar. De acordo com o regulamento, tanto para os carros quanto para as motocicletas haverá divisão em categorias de acordo com a data de produção dos modelos (confira abaixo).
Quarenta das cinquenta duplas já estão garantidas. Quem também já confirmou presença nesta edição é o brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet. O ex-piloto fará parte de uma equipe composta por cinco carros. Já Rogério Franz e Mário Nardi, dupla vencedora de duas edições, estão inscritos em outra equipe, também de cinco carros. Participantes de Portugal, Itália, Alemanha e França também estarão no páreo.
De acordo com Luis Cezar Ramos, diretor esportivo da MG Club do Brasil, entidade que está organizando o evento, a novidade deste ano deve atrair os apaixonados pelas máquinas de duas rodas. “Será a segunda prova no mundo a autorizar e mesclar carros com motos”, diz. Ainda segundo o executivo, os percursos são seguros, com pouca movimentação de carros e todas as estradas asfaltadas.
Para realizar a inscrição, saber o valor da taxa de entrada na competição e visualizar o regulamento completo, basta acessar o blog oficial do rally. Os interessados também podem tirar dúvidas na secretaria do MG Club do Brasil, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h pelo telefone (11) 3673-5065 ou e-mail ([email protected]).
Divisão de motos:
Classe D – Pós-vintage: Construídas de 1931 até 1945
Classe E – Pós-Guerra: Construídas de 1946 até 1960
Classe F – Pós-clássico: Construídas de 1961 até 1970
Classe G – Modernas: Construídas de 1971 até 1978
Divisão de carros:
Classe C – Vintage: Construídos de 1919 até 1930
Classe D – Pós-Vintage: Construídos de 1931 até 1945
Classe E – Pós-Guerra: Construídos de 1946 até 1960
Classe F – Histórico: Construídos de 1961 até 1970
Classe G – Clássico: Construídos de 1971 até 1980
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.