Uno estreia novos motores, equipamentos e retoque visual na linha 2017

O Uno é mais um veículo que entra no grupo dos motores tricilíndricos no Brasil. Para a linha 2017 do compacto, a Fiat o equipou com os propulsores Firefly. São duas opções: 1.0 de três cilindros e 1.3 de quatro cilindros. Além das alterações mecânicas, o carro ganhou mais itens de série e uma leve reestilização.

Principal novidade, os motores utilizam duas válvulas por cilindro, contrariando a tendência de quatro válvulas atual. Segundo a montadora, eles optaram por essa solução para privilegiar o torque em baixa rotação. Está é a primeira vez que um propulsor de três cilindros, no caso do 1.0, utiliza essa arquitetura no País.

Uno será o responsável por estrear a nova gama de motores da Fiat |Foto: Divulgação

Uno será o responsável por estrear a nova gama de motores Firefly, da Fiat |Foto: Divulgação

Uma inovação da gama Firefly é sua construção modular, o que permite que as duas versões compartilhem peças, facilitando tanto a produção quanto a reposição. Construídos com bloco em alumínio, os conjuntos motrizes rendem 72 cv e 77 cv, na versão 1.0, e 101 cv e 109 cv na 1.3, com gasolina e etanol, respectivamente.

Junto com os motores, o Uno recebeu uma leva atualização de design do Uno, com novos detalhes na grade, que perdeu os três cubos característicos e passou a ter dois filetes horizontais. Já o para-choque dianteiro ficou com a parte central mais estreita e, agora, encontra os faróis de neblina.

O Uno pode ser adquirido com uma ampla oferta de cores. Para a configuração Attractive são três opções sólidas (Vermelho Alpine, Branco Banchisa e Preto Vulcano) e cinco metálicas (Vermelho Oppulence, Prata Bari, Cinza Scandium, Preto Vesúvio e Branco Alaska, esse perolizado). As versões Way podem receber ainda a sólida Branco Kalahari e as metálicas Cinza Telurium e Verde Amazon, enquanto o Sporting oferece a exclusiva Vermelho Modena.

Versões e conteúdos

Attractive 1.0 Flex – R$ 41.840
A versão de entrada vem equipada com ar condicionado, direção elétrica com função City, sinalização de frenagem de emergência, faróis de neblina, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, trava elétrica nas portas com acionamento automático a 20 km/h, quadro de instrumentos iluminado com display LCD equipado com computador de bordo e volante multifuncional.

Way 1.0 Flex – R$ 42.970
Acrescenta alguns itens específicos da versão, como barras longitudinais no teto, detalhes internos na cor grafite, faróis com máscara negra, maior altura em relação ao solo, molduras das caixas de roda na cor cinza, frisos laterais das portas com inscrição Way, lanternas traseira com acabamento fumê e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção.

Way 1.3 Flex – R$ 47.640
Soma aos itens de série da Way 1.0 sistema Start&Stop, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros elétricos, rádio RDS com entrada auxiliar e entrada USB para MP3/WMA.

Sporting 1.3 Flex – R$ 49.390
Traz os conteúdos da Way e mais suspensão com acerto esportivo, spoiler na tampa traseira na cor preto brilhante, rodas de liga leve de 15 polegadas, ponteira de escapamento dupla central cromada, grade dianteira na cor preto brilhante, para-choque dianteiro com detalhes em vermelho, maçanetas externas e retrovisores em preto brilhante, faixas laterais exclusivas, faixa horizontal no painel e detalhes do interior – maçanetas, quadro de instrumentos e aplique do volante – na cor Vermelho Royal.

Way 1.3 Flex Dualogic – R$ 51.990
Vem com o câmbio automatizado com paddle shift, borboletas atrás do volante para troca manual das marchas e Hill Holder (sistema de auxílio para arrancadas em aclive). Completam a lista os sistemas eletrônicos de conforto e segurança como ESC (controle de estabilidade eletrônica), TC (controle de tração) e ASR (sistema antitravamento das rodas em frenagem).

Sporting 1.3 Flex Dualogic – R$ 53.690
Mesmo conteúdo da Way Dualogic, mas com o visual esportivo da versão Sporting.

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Leo Alves
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Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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