Kia Motors inaugura fábrica no México
A Kia Motors inaugurou oficialmente a sua nova unidade de produção em Pesquería, no México. O investimento da marca e de fornecedores foi da ordem de US$ 3 bilhões (quase R$ 10 bilhões).
O novo centro tem potencial de produção anual de 400 mil unidades, elevando a capacidade de fabricação global da marca coreana para 3,56 milhões de veículos. A planta mexicana iniciou suas operações em meio deste ano com o modelo Forte, também conhecido como Cerato.
A partir de 2017, a montadora prevê o início da produção do Rio, cuja estreia mundial ocorrerá em 29 de setembro no Salão do Automóvel de Paris, na França. Além de abastecer o mercado mexicano, onde a Kia tem como meta a participação de 5% até 2020, 80% da produção da nova fábrica será destinada para outros países da região, incluindo os Estados Unidos e outros mercados da América Latina.
Atualmente, a unidade de Pesquería opera em um turno, produzindo cerca de 100 mil carros por ano, com capacidade de fabricar um modelo a 53 segundos ou 68 por hora. Mais dois turnos serãos adicionado em 2017 para produção de 300 mil unidades por ano. Além disso, a importadora espera ter sua planta operando com capacidade plena de 400 mil unidades, incluindo três turnos, até o final de 2018.