Chevrolet atinge 3 milhões de carros produzidos em Gravataí (RS)
O complexo industrial da General Motors em Gravataí, no Rio Grande do Sul, acaba de comemorar 16 anos de atividades e a marca de três milhões de veículos produzidos, atingida pelo Onix Activ, lançamento mais recente da companhia no mercado nacional.
Inaugurado em 2000, a fábrica, segundo a companhia, carrega um conceito inovador, já que reúne os principais fornecedores próximos à linha de montagem, como se fosse um condomínio industrial. Atualmente, a unidade conta com 19 empresas e produz o Prisma e o Onix.
O primeiro modelo feito no complexo industrial foi o Celta, que seguiu em linha até o início de 2015 após 1,8 milhão de carros produzidos. Nestes 16 anos de existência, a unidade no RS passou por diversas expansões para poder acompanhar o processo de ampliação e modernização da linha Chevrolet.
Entre as três fábricas de automóvel da montadora no País, a de Gravataí foi a que mais rápido chegou a marca de três milhões de unidades. Porém, em termos absolutos, quem lidera é o complexo industrial de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, com quase 6,5 milhões de unidades produzidas desde 1930.
Gravataí também é a primeira fábrica de automóveis da GM a instalar-se fora do cinturão industrial de São Paulo, mudando definitivamente o perfil econômico da cidade do Rio Grande do Sul devido ao incremento no PIB (Produto Interno Bruto).