Pokémon Go exige cuidados no trânsito

Depois de muita espera, o game Pokémon Go finalmente chegou ao Brasil. Para funcionar, ele combina o sistema GPS dos smartphones com a câmera, criando uma espécie de realidade virtual aumentada. Apesar de ser bem bacana, a jogabilidade exige alguns cuidados relacionados ao trânsito de veículos e pedestres.

Como os usuários andam pelas ruas com os olhos no celular em busca de um dos 151 monstrinhos, ficam distraídos e acabam se esquecendo de prestar atenção no trânsito do local. Isso até gerou atropelamentos no Brasil e em países como Estados Unidos e Austrália. O último, inclusive, registrou a morte de uma garota atingida por um carro enquanto usava o aplicativo.

Com a intenção de evitar acidentes que o Centro de Experimentação e Segurança Viária – Cesvi Brasil e os Departamentos Estaduais de Trânsito (Dentrans) de São Paulo e Rio de Janeiro estão realizando campanhas e divulgando notas com alertas e instruções para que os treinadores Pokémon joguem em segurança. As dicas valem para pedestres e motoristas.

Quem estiver andando na rua, tem de ficar sempre atento aos semáforos e veículos e jamais deve jogar enquanto atravessa uma rua ou avenida. No Estado de São Paulo, um em cada quatro mortos por acidente de trânsito são pedestres, segundo dados do Observatório Paulista de Trânsito. No Brasil, a proporção é de um em cada cinco.

No caso dos condutores, é proibido jogar enquanto dirige. Além de ser extremamente perigoso, manusear smartphones durante a condução é uma infração gravíssima que rende multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. Pode até não parecer, mas uma rápida olhada no celular pode causar um estrago. Só para se ter uma ideia, se um motorista está a 50 km/h, cada um segundo de distração equivale a 14 metros. A 120 km/h, a distância sobre para 33 metros por segundo.

Oportunidade de negócio

Disponível há pouco tempo no Brasil, o aplicativo baseado na animação japonesa já despertou o espírito empreendedor de muita gente. Além de estar sendo usado para promover lugares que variam de escolas a motéis, Pokémon Go é uma oportunidade para quem trabalha com transporte.

Já existem motoboys oferecendo serviços para ajudar as pessoas a capturaram mais mostrinhos sem a necessidade de ficar andando a pé. Eles levam os usuários nos pontos mais estratégicos das cidades. Empresas de táxi também entraram na onda e oferecem condições especiais para quem quiser procurar os personagens em segurança.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Beatriz Vaccari
Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

ASSISTA AGORA