Martelinho de ouro: saiba como funciona a técnica de funilaria
Chuvas de granizo, pedras e batidas de portas em estacionamentos podem deixar pequenas marcas na lataria do veículo. Para reparar esses amassados, muitas vezes é possível recorrer ao martelinho de ouro, técnica de funilaria que tem como vantagens manter o aspecto original do automóvel, já que a maioria desses danos não precisam de uma repintura, a rapidez do conserto e o custo relativamente baixo.
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Por ser totalmente artesanal, este serviço utiliza algumas ferramentas bem diferentes. Segundo Glauber Ramos, proprietário da GDG Martelinho de Ouro, entre elas estão ventosas, martelos e ganchos com correntes. “Não existe um conjunto de ferramentas básicas, já que cada amassado exige um tipo. No meu caso uso ferro próprio para reparar buracos internos, pedaços de madeira e até tacos de bilhar. Cada um tem sua função e importância no processo”, afirma.
Outros itens utilizadas pelo especialista são cola quente e suas próprias mãos, para “massagear” a avaria e conseguir realizar o reparo. “Mas para mim, o mais importante de todos os elementos é a luminária”, declara. “Existem profissionais que postam vídeos na internet dizendo que dá para trabalhar sem ela, mas, particularmente, acho impossível realizar um bom trabalho sem ela”, complementa Ramos.
Ainda de acordo com o profissional, praticamente todos os amassados podem ser consertado pelo martelinho de ouro. “Tem alguns locais que não dá para ter acesso nem mesmo desmontando a peça toda. Aí, é necessário utilizar a técnica de sucção, mas para ela funcionar, é preciso que não haja nenhum vinco”, explica o funileiro.
Para Ricardo Gouvêa, proprietário da oficina RGolden, existe um outro requisito para realizar um bom trabalho empregando o método artesanal: “O amassado não pode ter arrancado a pintura e a peça não pode ter sido repintada anteriormente, porque na hora de puxar, para consertar, vai soltar a tinta. Se for uma peça original, a recuperação é de praticamente 100%”, garante.
Tempo de reparo
O custo e o tempo de reparo do martelinho de ouro também são menores que das outras técnicas de funilaria. “Já teve casos que em 20 minutos o cliente saiu com o automóvel pronto. Se é um amassado simples, como aquelas batidinhas de porta ou uma pedrinha que atingiu o capô, é rápido e custa cerca de R$ 80 a R$ 100 por amassado. Agora se o carro foi atingido por uma chuva de granizo, o reparo demora mais e fica entre R$ 1.000 e R$ 2.500, dependendo do tamanho do veículo”, relata Gouvêa.
Originalidade
O proprietário da RGolden diz que, como em praticamente todos os reparos com martelinho de ouro é possível conservar a originalidade do veículo, isso ajuda na hora da revenda. “Ao comprar um carro, uma das primeiras perguntas é se ele já foi repintado. Caso tenha sido, isso já diminui seu preço. Com este método isso não acontece”, explica
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.