Segunda geração do Chevrolet Cruze chega ao mercado neste mês

Este mês, chega às concessionárias Chevrolet de todo o País a segunda geração do Cruze. O veículo estará disponível em duas configurações de acabamento – LT (luxo) e LTZ (alto luxo) – e seis opções de cores, entre elas quatro metálicas (Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel e Preto Ouro Negro) e duas sólidas (Branco Summit e o Prata Switchblade).

|Foto: Divulgação

Novo motor Ecotec do Cruze 2017 desenvolve até 153 cavalos de potência |Foto: Divulgação

Sob o capô, ele traz o novo motor Ecotec 1.4 Turbo Flex, que desenvolve até 153 cavalos de potência e 24,5 kgfm de torque. Com baixa emissão de poluentes e nota “A” no selo de eficiência energética do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), ele faz, com gasolina no tanque, 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Com etanol, roda 7,6 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.

Na média, está cerca de 30% mais econômico que a versão anterior. E algumas tecnologias contribuem para esses resultados como o turbocompressor, a injeção direta de combustível, o cabeçote com coletor de escape integrado, o bloco e o cárter (de alumínio), o comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start (desliga momentaneamente o motor enquanto o veículo para no semáforo, por exemplo).

Completa o conjunto mecânico a transmissão automática de seis velocidades e de terceira geração, a mesma utilizada no Cruze norte-americano. Ela, segundo a montadora, se caracteriza pela suavidade e agilidade das trocas de marcha e ainda é capaz de se adaptar ao modo de condução do motorista. A tecnologia ainda conta com o Active Select, que permite a troca manual por meio da alavanca do câmbio.

|Foto: Divulgação

Cruze 2017 é equipado com sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay |Foto: Divulgação

Conectividade

No quesito tecnologia, carrega sistema multimídia MyLink 2, com Android Auto e Apple CarPlay, tela de 8 polegadas de alta definição capacitiva, navegador embarcado e comando de voz. Além disso, tem computador de bordo colorido no centro do quadro, permitindo configurar e monitorar as mais variadas funções, como pressão de cada um dos pneus e níveis de uso do óleo e da bateria.

O Cruze 2017 ainda é equipado com o OnStar, que agora soma aos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e conectividade a nova versão do aplicativo com o alerta de valet (o dono recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro). O condutor também pode ter orientação de navegação por meio de setas na tela do computador de bordo e comando de voz.

Equipamentos de série

Na lista de equipamentos de série do veículo da Chevrolet estão direção elétrica com regulagem de altura e profundidade – ela passa a ser multifuncional -; volante com teclas na parte dianteira e traseira, permitindo um maior número de integrações com o veículo, controle eletrônico de tração e estabilidade; freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência); luz de condução diurna; controle de cruzeiro; abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V; revestimento premium dos bancos e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.

Assistente de partida em rampas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento, sistema de áudio de alta definição e multimídia MyLink também passam a sair de fábrica desde a versão de entrada.

|Foto: Divulgação

Novo Chevrolet Cruze 2017 ficou 62 mm mais comprido e 9 mm mais alto |Foto: Divulgação

Na topo de linha (LTZ) são acrescidos airbags laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura e luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, rodas escurecidas.

E esta configuração pode receber o pacote Hi-Tech (assistente de permanência na faixa, alerta de colisão frontal e ponto cego, sistema de estacionamento automático, farol alto inteligente, carregador de celular sem fio e banco do motorista com ajustes elétricos).

Dinâmica do veículo

De acordo com a Chevrolet, o Novo Cruze adota uma arquitetura inédita, 25% mais rígida em torção e 21% leve que a do seu antecessor, com evoluções em segurança estrutural e dinâmica veicular. Para isso, a marca ampliou a adoção de materiais mais nobres, como o alumínio e ligas de aço mais resistentes. Ao todo, a versão 2017 “emagreceu” quase 100 quilos. Em relação às proporções da carroceria, o veículo ficou 62 mm mais comprido e 9 mm mais alto. O entre-eixos aumentou em 15 mm.

 

Talita Morais
Escrito por

Talita Morais

ASSISTA AGORA