Denatran regulamenta placa do Mercosul para 2017

A partir de 1 de janeiro de 2017, todos os veículos zero quilômetro vendidos no Brasil deverão ser emplacados com as novas placas padronizadas do Mercosul. Pela regulamentação Nº 590 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), assinada no dia 24 de maio, a identificação passa a vigorar para novos emplacamentos, mudanças de município ou para quem desejar alterar as placas.

Neste primeiro momento, os veículos já emplacados não precisam realizar a troca, mas, de acordo com o documento, o objetivo é que até o fim de 2020 toda a frota nacional já esteja rodando com as novas placas, incluindo motos, motonetas, tratores, reboques e qualquer outro veículo que necessite de emplacamento.

Motos também usarão as novas placas do Mercosul |Foto: Divulgação

Motocicletas também irão adotar as novas placas do Mercosul |Foto: Divulgação

Cores e números

As novas placas visam padronizar a identificação dos veículos nos países do Mercosul, algo semelhante ao que já acontece na Europa. Em seu topo será identificado o país de origem, tanto pelo nome como pela bandeira, além do nome do Mercosul. As placas serão sempre brancas, ao contrário do que ocorre atualmente. O que muda são as cores das letras, que variam para uso particular (pretas), comercial (vermelhas), oficial (azul), diplomático (douradas), testes (verde) e de coleção (pratas).

Além disso, o padrão alfa numérico será alterado. Com isso, as placas passarão a ter quatro letras, uma a mais do que atualmente, mantendo os quatro dígitos numéricos. O tamanho, por sua vez, permanece o mesmo (40 cm de comprimento e 13 cm de largura para os carros, e de 20 cm por 17 cm para as motos).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA