Rodízio SP 2026: Capital suspende restrição por 3 dias no Carnaval; veja datas
Prefeitura confirma suspensão do rodízio SP no Carnaval 2026 entre 16 e 18 de fevereiro. Veja como ficam as restrições
A semana de Carnaval em São Paulo traz uma notícia que soa como música para os ouvidos dos motoristas: a suspensão temporária do rodízio municipal de veículos. Se você pretende circular pela capital paulista ou retornar da folia entre a segunda-feira e a Quarta-feira de Cinzas, poderá rodar livremente pelo Centro Expandido, independentemente do final da sua placa.
Acompanhe o Garagem360 e veja as regras.
Rodízio de carros será suspenso em São Paulo no Carnaval?
Os motoristas podem comemorar: a capital paulista vai suspender o rodízio de carros durante o Carnaval 2026. A medida, confirmada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, visa facilitar o fluxo em um período de alteração na dinâmica da cidade.
No entanto, é preciso atenção às datas exatas para não transformar o feriado em um prejuízo de quatro pontos na carteira.
Quando o rodízio de carros está SUSPENSO em SP?
- 16 de fevereiro (segunda-feira): Livre para todas as placas;
- 17 de fevereiro (terça-feira de Carnaval): Livre para todas as placas;
- 18 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas): Livre para todas as placas durante todo o dia.
Vale ressaltar que o rodízio municipal convencional, que restringe a circulação nos períodos das 7h às 10h e das 17h às 20h, será retomado integralmente na quinta-feira (19/02), começando pelas placas com finais 7 e 8.
Leia também 3 carros PCDs por menos de R$ 100 mil para comprar em São Paulo em 2026
Atenção, caminhoneiros: restrições continuam
Se para os carros de passeio a regra relaxa, para o transporte de carga o rigor é mantido. A princípio, a Prefeitura reforçou que o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) continua valendo normalmente todos os dias.
Além disso, outras restrições específicas não sofrem qualquer alteração:
- ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões): Mantida conforme a sinalização local;
- ZMRF (Zona de Máxima Restrição ao Fretamento): Regras de circulação para ônibus fretados seguem ativas;
- Corredores de Ônibus: A proibição de circulação de automóveis nas faixas exclusivas permanece inalterada.
Saiba também O que o Detran não te contou sobre a nova vistoria veicular obrigatória de 2026
Outras mudanças na Avenida Paulista e Minhocão
Similarmente, o Carnaval de rua também altera o funcionamento de espaços que o paulistano já está acostumado a usar para o lazer aos domingos e feriados.
- Avenida Paulista (Ruas Abertas): O programa será suspenso no domingo (15) e na terça-feira (17) para permitir a passagem dos blocos;
- Ciclofaixas de Lazer: Não serão ativadas nos dias 15 e 17 de fevereiro;
- Elevado Presidente João Goulart (Minhocão): Estará aberto para carros na segunda (16) e na quarta-feira (18). Já no sábado (14), domingo (15) e terça (17), o local funcionará exclusivamente como parque para pedestres.
A suspensão do rodízio é um alívio, mas não é um convite para baixar a guarda. Porém, lembre-se que desrespeitar as restrições que permanecem ativas (como as de caminhões ou faixas de ônibus) é considerado uma infração média. Isso resulta em multa de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos na CNH.
Agora comente abaixo: você pretende ficar em SP ou aproveitar a suspensão do rodízio para viajar?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

