Adeus, Lítio? CATL inicia testes da bateria de sódio “Naxtra” em carros de passeio
CATL inicia testes das baterias de íon-sódio Naxtra em carros de passeio como o Changan Oshan. Conheça a tecnologia que promete mais segurança e eficiência no frio extremo.
A gigante chinesa CATL deu o próximo passo para revolucionar a mobilidade elétrica global. Após estrear no setor de carga, a empresa confirmou a entrada oficial de suas baterias de íon-sódio, sob a marca Naxtra, no mercado de veículos de passageiros. O primeiro modelo a rodar com a tecnologia será o Changan Oshan 520, conhecido pelo seu sistema de troca rápida de bateria.
CATL inicia testes da bateria de sódio “Naxtra” em carros de passeio
Embora o mercado atual seja dominado pelas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), a CATL projeta que o sódio roubará uma fatia considerável desse setor nos próximos três anos. As vantagens não são apenas de custo — já que o sódio é muito mais abundante e barato que o lítio —, mas também técnicas.

-
Resistência ao Frio Extremo: Enquanto baterias de lítio sofrem em baixas temperaturas, as de sódio mantêm 92% de sua capacidade a -20°C. Isso elimina a necessidade de gastar energia apenas para aquecer o sistema.
-
Carregamento Ultra-rápido: O sistema apresenta um aquecimento mínimo durante recargas de alta potência, dispensando sistemas complexos de refrigeração.
-
Segurança Imbatível: Segundo a CATL, a segunda geração da Naxtra é “imune” a acidentes graves. Mesmo se a bateria for perfurada ou serrada, ela não explode nem pega fogo.

Calendário de Implementação
A partir deste 30 de janeiro, a marca inicia testes públicos de inverno com o Changan Oshan, mas gigantes como GAC e JAC já estão na fila para integrar a solução em seus próximos lançamentos.
A meta da CATL é ambiciosa: até o final de 2026, a tecnologia de sódio deve estar aplicada em larga escala em quatro frentes: carros de passeio, caminhões comerciais, sistemas de troca de bateria e armazenamento de energia em larga escala.
“O objetivo é que a densidade de energia do sódio alcance o nível das baterias LFP em três anos”, afirma Gao Huan, Diretor de Tecnologia da CATL.
Você compraria um carro elétrico com bateria de sódio sabendo que ele é mais seguro contra incêndios e não perde autonomia no frio, mesmo que ele ainda tenha um pouco menos de alcance total?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.