IPVA 2026 em Minas Gerais: Calendário começa em fevereiro e força-tarefa alerta para explosão de golpes
IPVA 2026 em Minas Gerais: Calendário começa em fevereiro e força-tarefa alerta para explosão de golpes. Saiba mais no post.
Os proprietários de veículos em Minas Gerais já podem se preparar para o calendário de pagamento do IPVA 2026, que tem seu vencimento inicial marcado para o dia 9 de fevereiro. No entanto, o início do período de arrecadação acendeu um alerta vermelho nas autoridades: apenas no ano passado, foram registradas 2.600 denúncias de golpes envolvendo o imposto.
IPVA 2026 em Minas Gerais
Para combater o prejuízo aos cidadãos, uma força-tarefa unindo a Polícia Civil, Ministério Público (MPMG), Secretaria de Fazenda e Detran-MG lançou nesta semana uma campanha de prevenção e repressão a crimes digitais.
O delegado da PCMG, Arthur Martins da Costa, adverte que a pressa e a busca por vantagens são as principais armadilhas. A orientação é clara: o desconto máximo permitido pelo Estado para pagamento em cota única é de 3%. Qualquer oferta de abatimento superior a esse valor em sites ou redes sociais é, invariavelmente, um golpe.

Como pagar com segurança e evitar sites falsos
Para não ser a próxima vítima, o contribuinte deve seguir protocolos rígidos de segurança digital:
- Canais Oficiais: Utilize exclusivamente o site da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.mg.gov.br) ou o MG App.
- Cuidado com Buscadores: Evite pesquisar “pagar IPVA” no Google ou outros buscadores. Golpistas pagam anúncios para que sites falsos apareçam no topo da lista.
- Checklist do Pix: Ao realizar o pagamento via Pix, confira obrigatoriamente:
Beneficiário: Estado de Minas Gerais.
CNPJ: 18.715.615/0001-60.
Instituições receptoras: Apenas Itaú ou Santander.
Nada de Boletos ou E-mails: O Estado não envia guias por e-mail, redes sociais ou correio.
Isenção para Veículos Antigos: A novidade de 2026
Uma mudança importante entra em vigor este ano. Graças à Emenda Constitucional nº 137/2025, carros de passeio e caminhonetes com 20 anos ou mais de fabricação estão agora isentos do IPVA. Vale ressaltar que a regra se aplica ao imposto de 2026 em diante; dívidas de anos anteriores permanecem ativas e devem ser quitadas.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.