Pena não vir para o Brasil: Toyota Tacoma conquista bicampeonato de “Picape do Texas”
Histórico! A Toyota Tacoma vence o prêmio Truck of Texas pelo 2º ano seguido. Conheça os detalhes da picape média que domina os EUA com seu motor híbrido de 326 cv.
Pelo segundo ano consecutivo, a Toyota Tacoma desafiou as tradições do mercado norte-americano ao ser eleita o Truck of Texas pela Associação de Jornalistas Automotivos do Texas (TAWA). O feito, anunciado durante o 32º Texas Truck Rodeo, consolida a quarta geração do modelo como uma força imbatível, sendo a primeira picape média na história a vencer o prêmio máximo — tradicionalmente dominado por veículos de grande porte.
Toyota Tacoma conquista bicampeonato de “Picape do Texas”
O título de 2026 marca a quarta vitória da Toyota nos últimos cinco anos no estado que é considerado o “coração das picapes” nos EUA. A Tundra (full-size) venceu em 2022 e 2024, enquanto a Tacoma garantiu o topo do pódio em 2025 e agora em 2026.
Este reconhecimento coroa um período histórico para a montadora, que registrou em 2025 o melhor ano de vendas de sua trajetória, mantendo a Tacoma como a picape média mais vendida dos Estados Unidos por 21 anos ininterruptos.
A revolução da quarta geração, lançada originalmente em 2023, está sob o capô. O destaque é o trem de força híbrido i-FORCE MAX, que entrega:
-
Potência: 326 cavalos.
-
Torque: 630 Nm, um salto de 75% em relação ao antigo motor V6.
Projetada na Califórnia e desenvolvida em Michigan, a linha oferece 11 variantes distintas. Entre os destaques avaliados pelos jornalistas no rigoroso circuito off-road do Eagles Canyon Raceway estão a versão TRD Pro, equipada com os inovadores assentos IsoDynamic Performance para maior estabilidade em terrenos acidentados, e a Trailhunter, focada em expedições e equipada de fábrica com componentes robustos da ARB e RIGID.
O Crivo da TAWA
Para conquistar o troféu, a Tacoma superou testes exaustivos que avaliaram desde o acabamento interno e custo-benefício até o desempenho bruto em trilhas. Segundo Cory Fourniquet, presidente da TAWA, a vitória consecutiva reforça que a picape continua sendo a referência absoluta em durabilidade e capacidade no mundo real.
Leia aqui: Os 4 motores mais “mancos da Toyota”: quando a confiabilidade ganha da velocidade
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
