Além do motor: Volvo EX60 quer ser o “cérebro” sobre rodas com inteligência artificial
Conheça o novo Volvo EX60: o SUV elétrico que integra IA Gemini, sistema HuginCore e processamento de 250 trilhões de operações para uma experiência sem atrasos.
A Volvo está prestes a elevar o nível do que esperamos de um SUV de luxo. Com a revelação oficial marcada para o dia 21 de janeiro, a fabricante sueca vem soltando detalhes que mostram que o novo EX60 não é apenas um veículo elétrico, mas uma plataforma tecnológica avançada capaz de “pensar” e dialogar com o motorista.
Volvo EX60 quer ser o “cérebro” sobre rodas com inteligência artificial
A grande aposta da marca atende pelo nome de HuginCore. Batizado em homenagem ao corvo de Odin na mitologia nórdica — símbolo de pensamento e percepção —, este ecossistema de hardware e software é o coração do carro.
Diferente de sistemas anteriores da Volvo, que por vezes sofriam com lentidão, a promessa aqui é de uma fluidez absoluta. Para isso, a Volvo uniu forças com gigantes do Vale do Silício:
Google: Integração nativa do Gemini AI, permitindo conversas naturais.
Nvidia e Qualcomm: Hardware de ponta com processadores Snapdragon e a plataforma Drive AGX Orin.

Uma assistente que antecipa necessidades
O uso da IA Gemini vai além de mudar a estação de rádio. A Volvo afirma que o SUV será capaz de:
- Consultar seus e-mails para encontrar reservas de viagens.
- Planejar rotas complexas com paradas estratégicas.
- Responder se um objeto específico cabe no porta-malas.

Com uma capacidade de processamento de 250 trilhões de operações por segundo (TOPS), o EX60 está sendo posicionado como um dos carros mais inteligentes do planeta, capaz de evoluir constantemente através de atualizações remotas (over-the-air).
Design e controle
As primeiras imagens revelam que a Volvo mantém sua identidade visual minimalista, com a clássica tela vertical. Um detalhe que chama a atenção é a presença de um botão giratório físico, provavelmente destinado ao controle de volume ou modos de condução, unindo o tato analógico à sofisticação digital.
Com autonomia de até 810 km e carregamento ultrarrápido já confirmados em prévias anteriores, o EX60 chega para ser o novo marco da marca na era da eletrificação total.
Leia aqui: Novo Volvo EX60: SUV promete mais de 600 km de autonomia e carga ultra-rápida
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.