Mercado automotivo fecha 2025 com alta e Fenabrave projeta novo avanço para 2026

Vendas de veículos fecharam 2025 com alta de 2,1%. Agora, a Fenabrave projeta crescimento de 3% para 2026, com destaque para caminhões e comerciais leves. Confira os dados!

O setor automotivo brasileiro encerrou o ano de 2025 com um misto de alívio e cautela. Embora as vendas tenham crescido 2,1% no acumulado do ano, totalizando 2,69 milhões de unidades, o resultado ficou abaixo das expectativas iniciais da indústria, que chegou a prever altas de até 6%.

Mercado automotivo fecha 2025 com alta de 2,1% e Fenabrave projeta novo avanço para 2026

O “freio” no mercado foi causado principalmente pelos juros elevados, que encareceram o financiamento. No entanto, o ano terminou com um recorde histórico em dezembro: 279,4 mil licenciamentos, o melhor desempenho mensal em 11 anos, impulsionado pelo programa Carro Sustentável e a renovação de frotas de locadoras.

Fiat Strada foi o carro mais vendido de 2025 - Foto: Divulgação
Fiat Strada foi o carro mais vendido de 2025 – Foto: Divulgação

Olhando para frente, a Fenabrave (associação das concessionárias) anunciou nesta terça-feira (13) suas primeiras projeções para 2026, apostando em uma aceleração gradual do mercado. A entidade espera um crescimento consolidado em todos os principais segmentos:

  • Carros e Comerciais Leves: A expectativa é de um avanço de 3%, atingindo 2,63 milhões de unidades emplacadas.
  • Caminhões: O segmento de pesados deve liderar o crescimento percentual, com uma expansão prevista de 3,5%, totalizando 114,75 mil veículos.
  • Ônibus: O setor de transporte coletivo deve acompanhar o ritmo geral com uma alta de 3%, chegando a 29,7 mil unidades.

Desafios e Oportunidades

Apesar do otimismo, o setor ainda monitora de perto a taxa de juros e a disponibilidade de crédito. “A expansão do emprego e da renda, somada aos incentivos governamentais para modelos de entrada, continuam sendo os pilares que sustentam o volume de vendas”, aponta o balanço da entidade.

A meta para 2026 é, finalmente, superar o patamar de vendas de 2019 (pré-pandemia), algo que o setor chegou perto de conquistar em 2025, mas que acabou sendo adiado pela conjuntura econômica.

Leia aqui: Supercarro da BYD bateu recorde mundial de velocidade?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.