Multa de R$ 195, pontos na CNH e carro retido: nova regra ameaça maioria dos motoristas brasileiros

Seu carro tem mais de 5 anos? Nova lei avança e prevê vistoria obrigatória, multa grave e retenção do veículo. Veja regras

Se você tem um carro ano 2021 ou anterior na garagem, é bom ficar atento. Um novo projeto de lei que avança na Câmara dos Deputados promete endurecer as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode tornar a vida do proprietário de veículos usados bem mais burocrática e cara.

A seguir, o Garagem360 explica o que está em jogo.

Vistoria vai ser obrigatória para carros?

O PL n° 3507/2025, já aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, quer instituir a vistoria veicular periódica e obrigatória para todos os veículos com mais de cinco anos de fabricação. Hoje, a vistoria no Detran geralmente só é exigida na transferência do veículo (venda) ou em situações específicas de alteração de característica.

Vistoria de carros é obrigatória

Projeto prevê obrigatoriedade da vistoria veicular a cada 5 anos | Foto: Divulgação

Pela nova proposta, se o seu carro completou 5 anos desde a fabricação, você será obrigado a submetê-lo a inspeções periódicas (o intervalo de tempo ainda será definido pelo Contran), independentemente de for vendê-lo ou não. A ideia é unificar regras de segurança e emissões de poluentes.

O que acontece se não fizer a vistoria?

O ponto mais crítico do projeto é a penalidade para quem não estiver com a vistoria em dia. Não será apenas uma advertência. O texto enquadra a falta do laudo como infração grave.

Se parado em uma fiscalização sem a vistoria regularizada, o motorista enfrentará:

  • Multa: R$ 195,23
  • Pontos na CNH: 5 pontos
  • Medida Administrativa: Retenção do veículo para regularização (o temido guincho se o problema não puder ser resolvido no local).

Quando a lei da vistoria de carro começa a valer?

Vistoria de carros é obrigatória

Foto: Divulgação (Super Visão)

O projeto está tramitando em caráter conclusivo. Ele já passou por uma comissão importante e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ir ao Senado. Embora ainda não seja lei vigente hoje (12/01/2026), o avanço rápido da pauta em Brasília acende o sinal de alerta para o mercado de usados.

Você concorda com a vistoria obrigatória para carros acima de 5 anos para melhorar a segurança ou acha que é apenas mais uma forma de arrecadar dinheiro? Conte para a gente!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.