BYD retoma produção em Camaçari após bater recorde de 20 mil veículos

BYD retoma produção em Camaçari e celebra 20 mil carros produzidos. Veja planos de expansão para 2026 e abertura de 5 mil novos empregos

Após um breve período de recesso iniciado em dezembro, a BYD oficialmente retomou as atividades de sua megafábrica em Camaçari, na Bahia, nesta quinta-feira (8). O retorno acontece sob uma atmosfera de celebração: em pouco mais de três meses de operação efetiva, a unidade já se consolidou como a maior estrutura produtiva do continente.

Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!

Fábrica da BYD no Brasil produz 20 mil carros em tempo recorde

Desde que as primeiras unidades nacionais começaram a sair da linha de montagem em 9 de outubro do ano passado, a fábrica acelerou em ritmo impressionante. Entre os modelos Dolphin Mini, King e Song Pro, a unidade já soma quase 18 mil veículos produzidos. Considerando o fechamento total de 2025, a marca atingiu a marca simbólica de quase 20 mil unidades fabricadas em solo baiano.

Fábrica da BYD no Brasil

Fábrica de Camçari já produziu 18 mil veículos | Foto: Divulgação (BYD)

Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e Marketing da BYD Auto do Brasil, destacou o empenho por trás desses números:

Obtivemos em 2025 uma produção extraordinária em Camaçari, conseguindo fechar o ano com quase 20 mil veículos produzidos. Isto é resultado de muito trabalho, foco e determinação em oferecer ao mercado brasileiro veículos eletrificados seguros e avançados tecnologicamente, produzidos em solo nacional pelas mãos de trabalhadores brasileiros”.

Estratégia para 2026: vencer o fim dos incentivos

Com o fim dos incentivos tarifários às importações, a produção local em Camaçari tornou-se a “arma secreta” da BYD para manter preços competitivos frente aos concorrentes que ainda dependem do mercado externo.

Para este ano, o plano de expansão é agressivo e inclui a ativação total das etapas de soldagem, estamparia e pintura, além da nacionalização de componentes por meio de fornecedores locais.

Baldy explica que a estrutura de Camaçari foi o diferencial para quebrar preconceitos sobre o carro elétrico no país:

Rompemos barreiras, quebramos tabus em relação aos carros elétricos e ganhamos a preferência dos consumidores brasileiros. E nesta equação contar com uma fábrica do porte desta de Camaçari, que é a maior estrutura de produção automotiva do continente, fez toda a diferença. Em 2026, a produção de Camaçari será mais uma vez decisiva para que a BYD continue a ser competitiva em termos de preços frente à concorrência, após o fim dos incentivos tarifários às importações”.

5 mil empregos até o fim do ano

A retomada da produção também sinaliza boas notícias para o mercado de trabalho. Atualmente, o complexo conta com mais de 2 mil colaboradores. No entanto, com a expansão das frentes de trabalho para 2026, a meta da BYD é encerrar o ano com cerca de 5 mil trabalhadores contratados, consolidando a Bahia como um polo de tecnologia e inovação automotiva.

Comente abaixo: você acha que os carros elétricos finalmente se tornarão a escolha número um dos brasileiros em 2026, ou a falta de infraestrutura de carregamento ainda é um obstáculo?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.