BYD retoma produção em Camaçari após bater recorde de 20 mil veículos
BYD retoma produção em Camaçari e celebra 20 mil carros produzidos. Veja planos de expansão para 2026 e abertura de 5 mil novos empregos
Após um breve período de recesso iniciado em dezembro, a BYD oficialmente retomou as atividades de sua megafábrica em Camaçari, na Bahia, nesta quinta-feira (8). O retorno acontece sob uma atmosfera de celebração: em pouco mais de três meses de operação efetiva, a unidade já se consolidou como a maior estrutura produtiva do continente.
Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
Fábrica da BYD no Brasil produz 20 mil carros em tempo recorde
Desde que as primeiras unidades nacionais começaram a sair da linha de montagem em 9 de outubro do ano passado, a fábrica acelerou em ritmo impressionante. Entre os modelos Dolphin Mini, King e Song Pro, a unidade já soma quase 18 mil veículos produzidos. Considerando o fechamento total de 2025, a marca atingiu a marca simbólica de quase 20 mil unidades fabricadas em solo baiano.
Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e Marketing da BYD Auto do Brasil, destacou o empenho por trás desses números:
“Obtivemos em 2025 uma produção extraordinária em Camaçari, conseguindo fechar o ano com quase 20 mil veículos produzidos. Isto é resultado de muito trabalho, foco e determinação em oferecer ao mercado brasileiro veículos eletrificados seguros e avançados tecnologicamente, produzidos em solo nacional pelas mãos de trabalhadores brasileiros”.
Estratégia para 2026: vencer o fim dos incentivos
Com o fim dos incentivos tarifários às importações, a produção local em Camaçari tornou-se a “arma secreta” da BYD para manter preços competitivos frente aos concorrentes que ainda dependem do mercado externo.
Para este ano, o plano de expansão é agressivo e inclui a ativação total das etapas de soldagem, estamparia e pintura, além da nacionalização de componentes por meio de fornecedores locais.
Baldy explica que a estrutura de Camaçari foi o diferencial para quebrar preconceitos sobre o carro elétrico no país:
“Rompemos barreiras, quebramos tabus em relação aos carros elétricos e ganhamos a preferência dos consumidores brasileiros. E nesta equação contar com uma fábrica do porte desta de Camaçari, que é a maior estrutura de produção automotiva do continente, fez toda a diferença. Em 2026, a produção de Camaçari será mais uma vez decisiva para que a BYD continue a ser competitiva em termos de preços frente à concorrência, após o fim dos incentivos tarifários às importações”.
5 mil empregos até o fim do ano
A retomada da produção também sinaliza boas notícias para o mercado de trabalho. Atualmente, o complexo conta com mais de 2 mil colaboradores. No entanto, com a expansão das frentes de trabalho para 2026, a meta da BYD é encerrar o ano com cerca de 5 mil trabalhadores contratados, consolidando a Bahia como um polo de tecnologia e inovação automotiva.
Comente abaixo: você acha que os carros elétricos finalmente se tornarão a escolha número um dos brasileiros em 2026, ou a falta de infraestrutura de carregamento ainda é um obstáculo?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
