O Despertar das média-cilindradas: Por que as motos de 400cc a 500cc são o “ponto doce” do mercado

Descubra por que as motos de 400cc a 500cc são a escolha inteligente para quem busca equilíbrio entre potência, economia e tecnologia. Analisamos o mercado, custos e o desempenho dessa categoria que virou febre no Brasil.

Há alguns anos, o mercado de motocicletas era polarizado: ou você pilotava uma “city” de baixa cilindrada para o dia a dia, ou saltava diretamente para as potentes e pesadas máquinas de 600cc ou mais. No entanto, o cenário mudou. As motocicletas entre 400cc e 500cc conquistaram o posto de “ponto doce” (ou sweet spot) do motociclismo moderno, equilibrando agilidade urbana com fôlego de sobra para a estrada.

Por que as motos de 400cc a 500cc são o “ponto doce” do mercado

O grande trunfo dessa categoria é a versatilidade. Motores que variam entre 40 cv e 50 cv de potência oferecem uma entrega de torque linear, permitindo ultrapassagens seguras em rodovias sem o peso excessivo das motos de alta cilindrada. Para quem busca uma transição da 160cc ou 250cc, esse upgrade representa um salto tecnológico e de segurança, sem sacrificar a agilidade necessária para filtrar o trânsito das grandes cidades.

Além disso, o custo de manutenção e consumo de combustível ainda se mantém em patamares razoáveis. Enquanto uma superbike pode ser proibitiva para o uso diário, modelos desta faixa entregam médias de consumo surpreendentes, muitas vezes superando os 25 km/l, dependendo do estilo de pilotagem.

Por que as motos de 400cc a 500cc são o “ponto doce” do mercado – Foto: Divulgação

Outro fator que impulsiona esse segmento é o pacote tecnológico. Hoje, é difícil encontrar uma 400cc ou 500cc que não saia de fábrica com freios ABS de dois canais, iluminação em LED e, em muitos casos, embreagem assistida e deslizante — item que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marcha.

Marcas como Kawasaki, Honda, Yamaha e a crescente presença de fabricantes como Royal Enfield e Zontes, trouxeram designs que vão do retrô ao futurista, atendendo a todos os gostos. Seja você um fã das esportivas carenadas, das funcionais nakeds ou das aventureiras crossovers, existe uma opção nessa faixa de cilindrada pronta para a sua garagem.

A dona da rua: Por que a Honda é a escolha de 77% dos entregadores no Brasil?

Vale o Investimento?

Se você busca uma moto que seja sua única companheira — aquela que te leva ao trabalho na segunda-feira e ao litoral no sábado com garupa e bagagem — a resposta é um sonoro sim. O mercado de seminovas nessa categoria também é extremamente aquecido, o que garante uma boa liquidez e menor desvalorização em comparação com modelos de nicho.

 

Em resumo, as motos de 400cc a 500cc deixaram de ser apenas “motos de transição” para se tornarem o destino final de muitos motociclistas que priorizam inteligência, economia e o puro prazer de pilotar sem complicações.

Deixe seu comentário abaixo dizendo qual modelo dessa categoria é o seu sonho de consumo!

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.