BYD produz 2 milhões de carros em apenas seis meses e atinge marca de 15 milhões
BYD atinge 15 milhões de veículos eletrificados produzidos! Veja como a marca chinesa superou a Tesla e a Volkswagen, alcançando um marco histórico na indústria global.
A BYD acaba de alcançar um marco monumental na indústria automotiva: a produção de seu 15.000.000º veículo de nova energia (NEV). O número engloba a fabricação acumulada de veículos totalmente elétricos (BEVs) e híbridos plug-in (PHEVs) de todas as marcas do grupo, consolidando a empresa chinesa como a maior fabricante global nesta categoria.
BYD produz 2 milhões de carros em apenas seis meses e atinge marca de 15 milhões
O que mais impressiona não é apenas o número final, mas a velocidade com que ele foi atingido. A BYD encerrou o ano de 2024 com 10 milhões de unidades. Em meados de 2025, chegou aos 13 milhões. Apenas alguns meses depois, a marca de 15 milhões foi batida, demonstrando uma capacidade de escala sem precedentes na história do setor.
Para efeito de comparação, a produção acumulada da BYD agora supera com folga a da Tesla (aproximadamente 8,1 milhões de BEVs) e a do Grupo Volkswagen (menos de 3 milhões entre elétricos e híbridos plug-in). Vale notar que, enquanto a Tesla foca exclusivamente em elétricos puros, a BYD domina os dois segmentos (BEV e PHEV).

Os pilares do sucesso: Modelos Campeões
A marca de 15 milhões foi impulsionada por modelos que se tornaram fenômenos globais de vendas:
-
Dolphin e Dolphin Mini (Seagull): Ambos já superaram a marca de 1 milhão de unidades vendidas cada.
-
Série Dynasty: Modelos como Qin, Song e Tang continuam sendo os pilares de volume na China e nas exportações.
-
SUVs de peso: O Song Plus e o Sealion 06 reforçaram o crescimento acelerado nos últimos meses.
Foco Total na Eletrificação
Desde que encerrou a produção de veículos puramente a combustão em 2022, a BYD concentrou todos os seus esforços na integração vertical de tecnologias, fabricando suas próprias baterias, motores elétricos e sistemas de condução inteligente. Essa estratégia permitiu que a empresa liderasse não apenas em volume, mas também em inovação e redução de custos.
Hoje, a BYD não é apenas uma montadora, mas a principal protagonista da transição energética da China, país que detém a maior fatia da produção global de veículos de nova energia em 2025.
Leia aqui: BYD Song é o SUV médio mais vendido de dezembro (primeira quinzena)
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.