A crise voltou? Honda suspende produção de veículos por falta de chips
Pesadelo da indústria retorna e Honda paralisa fábricas na China e no Japão. Entenda o impacto da nova escassez de semicondutores
Parecia que o pior tinha passado, mas a crise de abastecimento voltou a assombrar as montadoras. A Honda confirmou a paralisação de suas fábricas na China e no Japão por falta de componentes eletrônicos vitais, os chamados semicondutores. A questão é: isso fará os preços subirem?
Acompanhe o Garagem360 e descubra!
O que causou a crise na Honda?
A GAC-Honda (joint-venture da marca no país asiático) infelizmente vai desligar as máquinas de três fábricas entre os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro. O motivo? A ausência de semicondutores, os chips essenciais que controlam desde a injeção eletrônica até a multimídia do carro.
A marca havia previsto que a situação se normalizaria em novembro, mas o anúncio desta nova pausa prova que a dificuldade na aquisição de matéria-prima persiste. Contudo, o problema não está restrito à China.
Portais especializados confirmam que a Honda também suspenderá a fabricação em algumas plantas no Japão logo no início do ano, entre os dias 5 e 6 de janeiro.
Confira Honda detona correia banhada a óleo e explica por que rejeita motores 1.0 Turbo
Por que isso preocupa?
Semicondutores (feitos de silício ou germânio) são o “cérebro” dos carros modernos. Ou seja, sem eles, o carro não anda. Essa interrupção, mesmo que curta, acende um sinal de alerta sobre a fragilidade da cadeia global de suprimentos, podendo afetar estoques e preços se o problema escalar novamente.
A questão é: será que veremos um aumento nos preços no início de 2026? Resta aguardar para saber.
Você acha que essa nova falta de peças é pontual ou vamos ver uma nova onda de carros mais caros e filas de espera em 2026? Deixe sua opinião!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
