BYD Dolphin híbrido chegou primeiro na Europa do que China e Brasil
Conheça o BYD Dolphin G, o primeiro hatch híbrido plug-in da marca projetado exclusivamente para a Europa. Veja potência, consumo de 55 km/l e detalhes da disputa com o Golf.
A gigante chinesa BYD está prestes a dar um passo ambicioso no mercado europeu. Diferente de seus lançamentos anteriores, que eram adaptações de modelos já vendidos na China, o inédito BYD Dolphin G será o primeiro veículo da marca projetado do zero com foco exclusivo nas exigências e preferências dos motoristas da Europa.
BYD Dolphin híbrido chegou primeiro na Europa do que China e Brasil
O modelo chega para preencher uma lacuna importante: a demanda por hatches compactos híbridos plug-in (PHEV), um segmento onde ícones como o Volkswagen Golf GTE e o Toyota Prius reinam há anos.
Em entrevista recente, Stella Li, vice-presidente da BYD, revelou que o Dolphin G não terá uma versão correspondente na China, pelo menos inicialmente. Isso ocorre porque o mercado chinês atualmente prioriza SUVs e modelos totalmente elétricos, enquanto os europeus ainda valorizam muito a versatilidade dos hatches e a autonomia estendida dos híbridos.
A produção do modelo está prevista para começar já em 2026 na nova fábrica da BYD na Hungria, reforçando o compromisso da marca com a nacionalização europeia.

Performance e Eficiência: O que esperar?
Embora os dados oficiais do Dolphin G ainda não tenham sido totalmente revelados, ele compartilhará a base mecânica com o Atto 2 DM-i (conhecido na China como Yuan Up). Confira as especificações estimadas (convertidas para o padrão brasileiro):
| Característica | Especificação Estimada |
| Motor Combustão | 1.5 Litro (4 cilindros) |
| Potência Combinada | 262 cv (193 kW) |
| Consumo Médio | 55,5 km/l (1,8 L/100km) |
| Autonomia Elétrica (EV) | 90 km |
| Comprimento | 4,30 metros |
| Largura | 1,80 metros |
Com essa configuração, o Dolphin G permitirá que a maioria dos motoristas realize seus trajetos diários sem gastar uma gota de gasolina, reservando o motor a combustão apenas para viagens longas.
O futuro da linha plug-in
O Dolphin G se juntará a uma ofensiva agressiva da BYD no Velho Continente, que já conta com modelos como o Seal U DM-i e o Seal 6 DM-i. No Brasil, o sucesso estrondoso do Dolphin elétrico abre margem para especulações: será que uma versão híbrida com mais de 50 km/l não seria o xeque-mate da marca em nosso mercado? Por enquanto, o foco é a Europa, mas a tecnologia DM-i da BYD já provou que se adapta muito bem ao solo brasileiro.
Leia aqui: Não é só usado: OLX fecha parceria com a BYD e passa a vender carros elétricos 0km
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.