BYD Dolphin híbrido chegou primeiro na Europa do que China e Brasil

Conheça o BYD Dolphin G, o primeiro hatch híbrido plug-in da marca projetado exclusivamente para a Europa. Veja potência, consumo de 55 km/l e detalhes da disputa com o Golf.

A gigante chinesa BYD está prestes a dar um passo ambicioso no mercado europeu. Diferente de seus lançamentos anteriores, que eram adaptações de modelos já vendidos na China, o inédito BYD Dolphin G será o primeiro veículo da marca projetado do zero com foco exclusivo nas exigências e preferências dos motoristas da Europa.

BYD Dolphin híbrido chegou primeiro na Europa do que China e Brasil

O modelo chega para preencher uma lacuna importante: a demanda por hatches compactos híbridos plug-in (PHEV), um segmento onde ícones como o Volkswagen Golf GTE e o Toyota Prius reinam há anos.

Em entrevista recente, Stella Li, vice-presidente da BYD, revelou que o Dolphin G não terá uma versão correspondente na China, pelo menos inicialmente. Isso ocorre porque o mercado chinês atualmente prioriza SUVs e modelos totalmente elétricos, enquanto os europeus ainda valorizam muito a versatilidade dos hatches e a autonomia estendida dos híbridos.

A produção do modelo está prevista para começar já em 2026 na nova fábrica da BYD na Hungria, reforçando o compromisso da marca com a nacionalização europeia.

BYD Dolphin híbrido chegou primeiro na Europa do que China e Brasil – Foto: Car News China

Performance e Eficiência: O que esperar?

Embora os dados oficiais do Dolphin G ainda não tenham sido totalmente revelados, ele compartilhará a base mecânica com o Atto 2 DM-i (conhecido na China como Yuan Up). Confira as especificações estimadas (convertidas para o padrão brasileiro):

Característica Especificação Estimada
Motor Combustão 1.5 Litro (4 cilindros)
Potência Combinada 262 cv (193 kW)
Consumo Médio 55,5 km/l (1,8 L/100km)
Autonomia Elétrica (EV) 90 km
Comprimento 4,30 metros
Largura 1,80 metros

Com essa configuração, o Dolphin G permitirá que a maioria dos motoristas realize seus trajetos diários sem gastar uma gota de gasolina, reservando o motor a combustão apenas para viagens longas.

O futuro da linha plug-in

O Dolphin G se juntará a uma ofensiva agressiva da BYD no Velho Continente, que já conta com modelos como o Seal U DM-i e o Seal 6 DM-i. No Brasil, o sucesso estrondoso do Dolphin elétrico abre margem para especulações: será que uma versão híbrida com mais de 50 km/l não seria o xeque-mate da marca em nosso mercado? Por enquanto, o foco é a Europa, mas a tecnologia DM-i da BYD já provou que se adapta muito bem ao solo brasileiro.

Leia aqui: Não é só usado: OLX fecha parceria com a BYD e passa a vender carros elétricos 0km

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.