Expansão oriental: GAC junta-se a BYD e investe no mercado japonês
O gigante chinês GAC (marca Aion) entrará no mercado japonês de elétricos em 2026, vendendo inicialmente o Aion UT e Aion V. Saiba como a empresa, que busca alívio da concorrência doméstica, mira clientes corporativos.
O conglomerado estatal chinês Guangzhou Automobile Group (GAC) anunciou planos ambiciosos para ingressar no mercado de veículos elétricos (VE) japonês a partir do verão de 2026. Seguindo a trilha de outras potências chinesas como BYD e Geely, a GAC busca expandir sua marca Aion para além da intensa concorrência do seu mercado doméstico.
Expansão oriental: GAC junta-se a BYD e investe no mercado japonês
Segundo o jornal Nikkei, a GAC pretende vender seus VEs através de concessionárias locais. A meta de vendas é modesta no início: 200 pedidos em 2026, com um salto planejado para 2.000 unidades em 2027.
As operações no Japão serão coordenadas pela M Mobility Japan, com sede em Tóquio. A GAC lançará inicialmente dois modelos elétricos:
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Aion UT (Hatchback Compacto): Preço inicial de 3,3 milhões de ienes (cerca de R$ 80 mil).
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Aion V (SUV): Preço inicial de 5 milhões de ienes (cerca de R$ 122 mil).

Ambos os veículos serão adaptados para serem compatíveis com o padrão de carregamento rápido japonês CHAdeMO. Inicialmente, as vendas serão direcionadas exclusivamente a clientes corporativos que demandam veículos para uso comercial, o que reflete a avaliação da GAC sobre o potencial do Japão em nichos de uso comercial, mesmo com o mercado de VEs ainda subdesenvolvido no geral.
Crescimento Desacelerado Impulsiona a Expansão Global
Fundado em 1997, o Grupo GAC mantém joint ventures com gigantes como Toyota e Honda na China e lançou sua marca focada em mobilidade elétrica, a Aion EV, em 2018.
Apesar de ter vendido 2 milhões de veículos (incluindo modelos de joint ventures) em 2024, a GAC tem enfrentado a intensificação da concorrência interna. As vendas totais caíram 11% de janeiro a setembro de 2025, e as vendas da marca Aion caíram 20% no mesmo período, atingindo 180.000 unidades.

Essa pressão tem motivado a GAC a buscar agressivamente a expansão internacional, mirando mercados como a Tailândia (primeiro mercado estrangeiro), Reino Unido (entrada prevista para 2025) e, agora, o Japão.
O Mercado Japonês e a Concorrência Chinesa
A entrada da GAC intensifica a batalha no Japão, onde a participação de VEs nas vendas totais ainda é baixa (cerca de 1,5% até novembro de 2025).
A BYD, presente desde 2023, já reportou a venda de 3.508 veículos até novembro de 2025. As montadoras japonesas estão reagindo com lançamentos de VEs atualizados, como o Toyota bZ4X, o novo Nissan Leaf e o futuro Suzuki e-Vitara. A GAC, ao focar inicialmente em clientes corporativos com o Aion UT e o Aion V, pretende garantir uma base sólida antes de uma expansão mais ampla em 2027.
O Japão vai adotar os elétricos chineses? Comente se a GAC conseguirá bater as gigantes locais como Toyota e Honda!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.