Quando trocar o pneu? Aprenda a identificar o TWI e evitar multas antes de viajar
Vai viajar no fim de ano? Saiba como verificar o TWI, a profundidade dos sulcos e quando o pneu do seu carro precisa de troca
O fim do ano chegou e, com ele, a temporada de rodovias lotadas. Antes de colocar a família no carro para as festas, é fundamental olhar para o único ponto de contato entre o seu veículo e o asfalto: os pneus.
Por isso, o Garagem360 preparou um guia técnico com base nas orientações de Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgstone para você não passar sufoco na estrada.
Como saber quando trocar os pneus do carro?
Mais do que conforto, pneus em dia são sinônimo de sobrevivência, garantindo a aderência necessária para frenagens de emergência e estabilidade em curvas. Mas como saber, tecnicamente, se chegou a hora da substituição?
Abaixo, você confere algumas dicas que vão te ajudar a não passar perrengues na estrada.
Regra dos 1,6mm e o TWI
A legislação brasileira é clara: rodar com pneu “careca” é infração grave. O limite legal de profundidade dos sulcos é de 1,6 milímetro. Abaixo disso, a capacidade de drenagem de água é quase nula, aumentando drasticamente o risco de aquaplanagem.
Para facilitar a vida do motorista, todo pneu possui um “dedo-duro” integrado: o TWI (Tread Wear Indicator).
“São ressaltos de borracha localizados dentro dos sulcos. Se a banda de rodagem se desgastar a ponto de ficar no mesmo nível desses ressaltos, significa que o limite legal foi atingido e a troca é obrigatória e imediata”, explica Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgstone.
Embora 1,6mm seja o limite da lei, o especialista alerta que, a partir de 3mm, a performance em pista molhada já começa a cair. Portanto, se o seu pneu está chegando perto dessa marca, a recomendação é antecipar a troca antes da viagem.
Veja também A verdade sobre o “pretinho”: Mito ou solução para seus pneus?
Sinais visuais de perigo
Não olhe apenas para o desgaste. A estrutura do pneu pode estar comprometida mesmo com borracha sobrando. Fique atento a:
- Bolhas: Indicam rompimento da estrutura interna (geralmente por buracos). O risco de estouro é alto.
- Cortes ou rasgos: Podem expor as lonas e causar falha súbita.
- Desgaste irregular: Se o pneu está mais gasto de um lado do que do outro, seu carro provavelmente está com problemas de alinhamento ou suspensão. Nesses casos, apenas trocar o pneu não resolve; é preciso corrigir a causa mecânica.
Checklist de viagem: 3 passos essenciais
Para garantir que o carro aguente o peso extra das malas e a distância longa, siga este roteiro antes de sair da garagem:
Calibragem
Deve ser feita com os pneus frios (rode no máximo 2 a 3 km até o posto). Consulte o manual do proprietário, pois a pressão ideal geralmente muda quando o carro está carregado. Não esqueça do estepe!
Alinhamento e balanceamento
O alinhamento ajusta os ângulos das rodas (evitando que o carro “puxe” para o lado), enquanto o balanceamento evita trepidações no volante em alta velocidade.
Inspeção visual
Gaste 5 minutos procurando pregos, pedras presas nos sulcos ou os danos citados acima.
Viu só? Com cuidados simples você e sua família viajam em segurança e sem surpresas no meio do caminho.
Você costuma verificar o TWI regularmente ou confia apenas na “olhada por cima”? Conte sua rotina de manutenção nos comentários!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.


