Caro e Inseguro: Toyota Yaris Cross falha em segurança e questiona o custo-benefício no Brasil
O Toyota Yaris Cross, que custa a partir de R$ 161 mil, tirou apenas duas estrelas no teste de segurança do Latin NCAP. Entenda as falhas (proteção infantil, falta de sensor) e por que a performance modesta da marca preocupa.
O lançamento do Toyota Yaris Cross no Brasil, anunciado como o primeiro SUV compacto com opção híbrida flex e preços entre R$ 161.390 e R$ 189.990, está envolto em controvérsia. Um revés significativo foi a divulgação do resultado do crash test do Latin NCAP nesta quinta-feira (11), onde o modelo fabricado em Sorocaba (SP) recebeu apenas duas estrelas de cinco possíveis, levantando sérias dúvidas sobre a estratégia de segurança da Toyota para a América Latina.
Toyota Yaris Cross falha em segurança e questiona o custo-benefício no Brasil
A nota baixa, que se repete nos modelos Yaris hatch e sedã, chocou especialistas e consumidores. O secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, expressou surpresa: “É surpreendente que, depois de ser líder na região em veículos seguros, a Toyota tenha relaxado tanto seus padrões internos e lançado no mercado modelos tão relevantes com apenas duas estrelas.”
O desempenho do Yaris Cross no teste de segurança foi considerado deficiente em pontos cruciais. Embora tenha alcançado 77% de proteção para adultos, a pontuação foi prejudicada por áreas de proteção apenas marginal no peito e coxas do motorista em impactos frontais e laterais.

O ponto mais fraco foi a proteção infantil (69%), criticada por:
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Risco no Airbag: A falta de um interruptor para desativar o airbag do passageiro, tornando perigosa a instalação de cadeirinhas voltadas para trás no banco dianteiro.
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Assistência Ausente: O veículo foi penalizado pela ausência de tecnologias importantes, como o sensor de detecção de ponto cego e a falta de assistência de velocidade.

Potência Modesta e Preço Competitivo Apenas na Tecnologia
A crítica à segurança ganha peso quando analisada em conjunto com o custo-benefício e o desempenho do veículo.
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Potência: A versão híbrida flex, principal apelo do modelo, entrega uma potência combinada de apenas 111 cv. Em um segmento onde rivais turbinados oferecem mais potência por valores próximos, como o Honda HR-V e Volkswagen T-Cross, a performance do Yaris Cross é classificada como modesta.
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Economia x Custo: O grande trunfo do Yaris Cross é sua eficiência, com a versão híbrida prometendo até 17,9 km/l na cidade com gasolina. Contudo, o preço inicial de R$ 161.390 para a versão mais básica de combustão o coloca na briga de valores dos líderes de mercado, que, embora consumam mais, entregam potências superiores e, no caso de alguns concorrentes, alcançam avaliações de segurança de cinco estrelas no Latin NCAP.
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O Risco da Confiança na Marca
O resultado do crash test representa um desafio de imagem para a Toyota, uma marca historicamente associada à durabilidade e segurança. Com a concorrência oferecendo pacotes de segurança ativa mais completos e resultados melhores em testes de colisão, a estratégia da Toyota de apostar apenas na tecnologia híbrida para justificar o preço de seu novo SUV pode não ser suficiente para convencer o consumidor.
O Yaris Cross será o SUV híbrido mais acessível da marca, mas a falta de compromisso com a segurança passiva e ativa em um carro que custa até R$ 189.990 levanta a questão: a Toyota errou ao economizar em itens essenciais de proteção na sua plataforma compacta?
Caro e com só duas estrelas: o resultado do Yaris Cross abala sua confiança na Toyota? Comente se você ainda compraria o SUV!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.