Fábrica da Volkswagen comemora 300 mil motores EA211 produzidos
A fábrica da Volkswagen de São Carlos, no interior de São Paulo, completa 20 anos em outubro, mas já tem outros motivos para comemorar: este mês, a produção de motores da família EA211 atingiu a marca de 300 mil unidades. Além disso, a planta ganhou uma nova linha de usinagem de virabrequim (peça vital do motor, responsável por transformar a energia da combustão em torque).
Os propulsores EA211 são fabricados nas versões 1.0, 1.0 TSI, 1.4 TSI e 1.6. Eles são usados nos modelos up!, cross up!, Fox, SpaceFox, Space Cross, Golf, Novo Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro e Nova Saveiro Cross. A unidade de número 300 mil foi um 1.4 TSI do Golf.
Investimento
O complexo industrial da Volkswagen no interior paulista recebeu quase R$ 900 milhões em investimentos nos últimos seis anos. Agora, a planta conta com um aporte de R$ 460 milhões, que devem ser implementados até 2018 para ampliar a oferta de produtos e dar início à nova linha de usinagem de virabrequim. A fábrica também exporta blocos de motores do Polo e do up! (1.0 de três cilindros) para a Europa. A previsão é de que 90 mil unidades sejam enviadas ao velho continente até o final do ano.