Um sonho de quase 100 anos: Nova ponte vai ligar Brasil a país vizinho e promete ser a mais importante do continente

Ponte Internacional San Javier–Porto Xavier, entre Brasil e Argentina, sai do papel após décadas. Saiba como o investimento de R$ 214 milhões e a obra com 950m de extensão, prevista para 2030, irá transformar a logística, o comércio e o turismo na América Latina.

Após quase um século de discussões, o projeto da Ponte Internacional San Javier–Porto Xavier finalmente sairá do papel, marcando a criação de uma nova e potencialmente mais relevante conexão terrestre entre o Brasil e a Argentina. A estrutura de integração será erguida sobre o Rio Uruguai, ligando a cidade de Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, à San Javier, na província de Misiones.

Nova ponte vai ligar Brasil a país vizinho e promete ser a mais importante do continente 

Com um investimento total de R$ 214 milhões, a obra visa aprimorar significativamente o fluxo de transporte e intensificar o intercâmbio bilateral. A iniciativa atende a um pleito histórico das comunidades fronteiriças, que, até então, dependem primariamente do transporte por balsas para realizar a travessia.

A nova ponte trará previsibilidade e maior capacidade de escoamento para o trânsito de cargas e turistas. Ao substituir as balsas, ela estabelece um corredor logístico permanente, essencial para impulsionar setores-chave da economia regional, como o agronegócio, a indústria e o comércio. A expectativa é que este eixo de integração gere uma nova dinâmica e promova a redução de custos logísticos.

Nova ponte vai ligar Brasil a país vizinho e promete ser a mais importante do continente – Foto: Shutterstock

Detalhes da Estrutura

Com 950 metros de extensão, a ponte terá seu tabuleiro a 18 metros acima do nível do Rio Uruguai, garantindo a passagem segura de embarcações. O projeto é moderno e focado na mobilidade, incluindo:

  • Duas pistas para veículos.

  • Uma ciclovia dedicada.

  • Iluminação com tecnologia LED.

  • Sistemas de monitoramento em tempo real para segurança e fiscalização alfandegária.

O Governo Federal brasileiro é o principal responsável pelo financiamento, além de cuidar das licenças ambientais e desapropriações necessárias.

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O contrato prevê um prazo de 1.440 dias para a execução da obra. Com o início das atividades programado para 2026, a inauguração da Ponte San Javier–Porto Xavier está estimada para o ano de 2030.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.