CEO da Ford chama Xiaomi SU7 de “Apple da China”
O CEO da Ford, Jim Farley, elogia o Xiaomi SU7, chamando-o de "Apple da China" por sua avançada experiência digital. Leia sobre a estratégia de Farley de estudar a concorrência chinesa e o diagnóstico de atraso tecnológico da Ford.
Em uma demonstração de respeito e foco na concorrência, o CEO da Ford, Jim Farley, revelou estar utilizando veículos elétricos chineses em seu dia a dia, incluindo o recém-lançado Xiaomi SU7. A experiência o deixou profundamente impressionado, a ponto de ele classificar a Xiaomi como a “Apple da China” devido à avançada integração digital e tecnológica de seu carro.
CEO da Ford chama Xiaomi SU7 de “Apple da China”
Em uma entrevista concedida ao jornal argentino La Nación, Farley elogiou a experiência a bordo do SU7:
“Fiquei muito impressionado com a Xiaomi. Não é à toa que eles são tão bem-sucedidos – são a Apple da China. Você entra no carro com o seu celular e não precisa pareá-lo, porque ele te identifica automaticamente. Tem reconhecimento facial, um assistente de inteligência artificial no veículo e pode acelerar de 0 a 100 km/h em três segundos com o toque de um botão. Parece um Porsche Taycan.”

A atitude de Farley não é casual. Após uma visita à China no ano passado, o CEO instruiu sua equipe de gestão a selecionar os cinco melhores veículos elétricos chineses. Esses carros foram transportados de avião para os Estados Unidos e levados à sede da Ford em Dearborn, Michigan. Desde então, Farley e outros executivos os utilizam em seus deslocamentos diários para estudar de perto o nível de avanço da concorrência.
A motivação é histórica e estratégica: “A Ford perdeu o Japão, a Ford perdeu a Coreia do Sul, então não podemos perder a China”, enfatizou Farley. Ele fez questão de deixar uma mensagem clara para sua equipe: “Se o CEO respeita a concorrência da China, todos na empresa também deveriam.”

Atraso Tecnológico da Ford
O reconhecimento da excelência chinesa não é novidade para Farley. Ele já havia admitido publicamente que os fabricantes chineses estão tecnologicamente muito à frente da Ford em áreas cruciais.
Farley relembrou o momento em que contratou Doug Field, ex-engenheiro-chefe do Tesla Model 3 e um dos participantes do projeto de carro da Apple, para ser o diretor de veículos elétricos e tecnologia da Ford. Field trouxe um diagnóstico alarmante:
“Doug me disse: ‘Jim, seu sistema de liberação de peças, sua arquitetura de TI e suas ferramentas de projeto CAD estão 25 anos atrasados. Você não pode competir com a BYD. Você precisa de conhecimento especializado de verdade’”.
A experiência de dirigir o Xiaomi SU7 reforça a urgência da Ford em correr atrás do prejuízo tecnológico para se manter competitiva no cenário global de veículos elétricos.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.