País europeu vai taxar carros elétricos por distância percorrida
Reino Unido anuncia nova taxa por milha rodada para carros elétricos e híbridos plug-in a partir de 2028. Entenda o valor da cobrança, o impacto na arrecadação bilionária e o risco para as metas de descarbonização do país.
O governo britânico confirmou uma mudança histórica em sua política fiscal verde: a partir de abril de 2028, motoristas de veículos elétricos e híbridos plug-in serão obrigados a pagar uma taxa baseada na distância percorrida. Essa medida, anunciada no novo Orçamento, marca o fim de anos de benefícios fiscais destinados a acelerar a adoção de carros menos poluentes.
Reino Unido vai taxar carros elétricos por distância percorrida
A nova cobrança será calculada por milha rodada (aproximadamente 1,6 km), e as tarifas variam:
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Carros Totalmente Elétricos: Pagarão 3 pence por milha (cerca de R$ 0,19).
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Híbridos Plug-in: Terão uma tarifa reduzida pela metade, de 1,5 pence por milha (cerca de R$ 0,10).
Para um condutor com uma quilometragem anual média de 13.700 km (ou 8.500 milhas), a despesa anual prevista com a nova taxa será de cerca de £255 (aproximadamente R$ 1.680).

É importante notar que, mesmo com a nova taxa, o custo para os proprietários de veículos elétricos e híbridos será significativamente menor. Estima-se que essa cobrança represente cerca de 50% a menos do que o valor que os motoristas de carros a combustão pagam atualmente em impostos sobre combustíveis.
Arrecadação e o Risco de Frear a Transição
A expectativa do Escritório de Responsabilidade Orçamentária do Reino Unido é robusta: arrecadar £1,1 bilhão (R$ 7,2 bilhões) apenas no primeiro ano de implementação. Esse valor pode, inclusive, quase dobrar até 2030, dependendo da velocidade com que os britânicos aderirem aos veículos elétricos.
Contudo, a notícia levanta preocupações entre especialistas. Há um alerta de que a introdução da taxa por milha possa desencorajar potenciais compradores, ameaçando as metas de descarbonização do país.
O governo, por sua vez, justifica a medida. Argumenta que todos os veículos contribuem para o desgaste das estradas e para o congestionamento. Além disso, a cobrança se torna necessária para compensar a queda inevitável na arrecadação de impostos sobre combustíveis à medida que mais motoristas migram para o elétrico.
Para tentar equilibrar a balança, o Reino Unido estabeleceu que a taxa para veículos elétricos será aproximadamente a metade do imposto vigente para gasolina e diesel, buscando um meio-termo para não desestimular totalmente a transição ecológica.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.