Confirmada para o Brasil, RAM Dakota é a mesma picape que a Fiat Titano?
A Ram Dakota é a mesma Fiat Titano? Descubra que elas compartilham a base Changan Hunter e motor 2.2 Turbodiesel, mas a Dakota é mais luxuosa, com interior e design exclusivos. Veja as vendas tímidas da Titano e o que esperar da Dakota 2026.
A Stellantis acaba de reacender um nome clássico no segmento de picapes médias: Ram Dakota. Cotada para chegar ao mercado brasileiro em 2026, a nova caminhonete nasce com uma base familiar, dividindo a linha de produção em Córdoba, Argentina, e o projeto com a Fiat Titano.
RAM Dakota é a mesma picape que a Fiat Titano?
As duas picapes são derivadas do mesmo projeto base — a chinesa Changan Hunter. No entanto, a Ram está posicionando a Dakota como uma alternativa significativamente mais premium, luxuosa e tecnológica, buscando ocupar um espaço superior no mercado.
Tanto a Titano (projeto KP1) quanto a Dakota (projeto KP2) compartilham a arquitetura da picape chinesa e a linha de produção na fábrica de Ferreyra (Córdoba), resultado de um investimento total de US$ 385 milhões da Stellantis na região.

Além disso, o objetivo de cada uma é diferente:
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A Fiat Titano atua como uma picape média tradicional, com foco em trabalho e uma proposta mais direta.
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A Ram Dakota chega para ser uma opção mais sofisticada, atuando como um elo entre a picape compacta Ram Rampage e a grandalhona Ram 1500.
As Diferenças que Justificam o Posicionamento Premium
A Dakota se distancia da Titano em design, acabamento e tecnologia:
Design Exclusivo: A Dakota adota uma identidade visual alinhada com as picapes norte-americanas da Ram. A dianteira é própria, com uma grade imponente que traz o nome Ram vazado, faróis em LED com assinatura superior e capô com tomadas de ar funcionais. A versão de lançamento, a Dakota Warlock, adota um visual off-road reforçado com acabamento escurecido e pneus de uso misto.
Acabamento Interno e Tecnologia: O interior é onde a Dakota mostra sua maior superioridade. Em contraste com a cabine da Titano, a Ram aposta em materiais mais nobres (como acabamento emborrachado) e um pacote tecnológico robusto. O painel combina um quadro de instrumentos digital de 7 polegadas com uma ampla central multimídia de 12,3 polegadas. O pacote de segurança inclui seis airbags e câmera 360°.

Mecânica e Mercado: Um Contraste de Resultados
As duas picapes compartilham o mesmo DNA mecânico. A Ram Dakota é equipada com o motor 2.2 Multijet turbodiesel (2.184 cm³), que entrega 200 cv de potência e 45 kgfm de torque.
A transmissão pode ser manual de seis marchas ou a eficiente automática de oito marchas (ZF 8HP50), sendo esta última a mais esperada para o mercado brasileiro, sempre com tração 4×4. A Dakota Warlock tem capacidade de carga de até 1.020 kg e pode rebocar até 3.500 kg.
Apesar do forte investimento no projeto, a Fiat Titano tem tido vendas tímidas no mercado brasileiro. Os dados da Fenabrave 2025 mostram que, enquanto a Toyota Hilux vendeu 41.359 unidades e a Ford Ranger alcançou 28.117, a Titano registrou apenas 5.385 unidades.
O sucesso da Dakota dependerá de quão bem o seu acabamento premium e tecnologia conseguirão convencer o consumidor a pagar mais por um projeto que tem uma origem estrutural menos consolidada no mercado de picapes médias que suas concorrentes diretas.
A Ram Dakota promete luxo e tecnologia, mas divide a base com a Fiat Titano. Será que o refinamento vale a diferença de preço? Deixe seu comentário!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.