A “pegadinha” do Dolphin Mini: como o elétrico da BYD chega a menos de R$ 100 mil
BYD Dolphin Mini: Descubra a 'pegadinha' do carro elétrico a menos de R$ 100 mil! Saiba a diferença entre as versões GL e GS, as especificações de bateria (30 kWh vs. 38 kWh) e como taxistas e PCDs conseguem o mega desconto no hatch elétrico.
A BYD, gigante chinesa dos carros elétricos, deu um verdadeiro xeque-mate no mercado brasileiro ao anunciar que seu compacto elétrico, o Dolphin Mini, poderia ser adquirido por menos de R$ 100 mil. A notícia, que agitou o setor automotivo, esconde uma “pegadinha” do bem: essa faixa de preço é reservada a um público específico através da versão GL de entrada e das vantagens das vendas diretas.
A “pegadinha” do Dolphin Mini
Enquanto o público geral encontra o modelo por valores na casa dos R$ 119 mil, a montadora direciona o modelo de entrada para taxistas e Pessoas com Deficiência (PCD), garantindo o acesso à eletromobilidade com condições inéditas.
A chave para o valor abaixo de R$ 100 mil reside na versão GL (base) do Dolphin Mini, voltada para o canal de vendas diretas. Ao aproveitar as isenções fiscais (IPI e ICMS) concedidas a estes grupos, a BYD consegue reposicionar o preço de forma extremamente competitiva:
-
Para Taxistas: O preço do Dolphin Mini GL com as isenções aplicadas pode chegar a cerca de R$ 98.590.
-
Para PCDs: O modelo é vendido a partir de R$ 99.990, quebrando a barreira psicológica dos seis dígitos para um veículo elétrico zero-quilômetro.

A possibilidade de ter um carro elétrico por menos de R$ 100 mil para esses públicos transforma o cenário da mobilidade urbana no país, tornando os veículos zero emissão uma realidade mais tangível para frotas e pessoas com necessidades especiais.
Comparativo: Dolphin Mini GL (Vendas Diretas) vs. Dolphin Mini GS (Público Geral)
A diferença de preço entre a versão de entrada para vendas diretas e a versão mais completa para o público em geral reflete diferenças na configuração, especialmente na bateria, o componente mais caro de um carro elétrico.
| Característica | Dolphin Mini GL (Vendas Diretas) | Dolphin Mini GS (Público Geral) |
| Preço Sugerido (Público Geral) | R$ 118.990 | R$ 119.990 |
| Preço p/ Taxistas (c/ Isenção) | R$ 98.590 | Não aplicável |
| Preço p/ PCD (c/ Isenção) | R$ 99.990 | Não aplicável |
| Capacidade da Bateria | Cerca de 30 kWh | 38 kWh |
| Autonomia (Inmetro) | Até 250 km | 280 km |
| Potência Máxima | Não especificado na versão GL | 75 cv |
| Torque Máximo | Não especificado na versão GL | 135 Nm |
| Aceleração 0-100 km/h | Não especificado na versão GL | 14,9s |
| Portas | 4 | 4 ou 5 (depende da configuração) |

O que muda na prática?
A principal e mais significativa diferença entre as versões reside na capacidade da bateria e, consequentemente, na autonomia.
-
O Dolphin Mini GL para taxistas/PCDs vem com uma bateria de aproximadamente 30 kWh, oferecendo uma autonomia de até 250 km (Inmetro).
-
A versão mais vendida ao público, o Dolphin Mini GS (ou 5L), possui uma bateria de 38 kWh, elevando a autonomia para 280 km (Inmetro).
Embora a autonomia seja menor na versão de vendas diretas, ela continua sendo altamente eficiente para a jornada diária de um taxista ou para o uso urbano de um veículo PCD, justificando a economia substancial de mais de R$ 20 mil. A estratégia da BYD é clara: simplificar a configuração de entrada para torná-la elegível para os descontos fiscais máximos.
E você, o que pensa sobre essa estratégia? A diferença na autonomia de 30 km compensa a economia de mais de R$ 20 mil para o público PCD e taxista?
Leia aqui: Batalha dos elétricos compactos: Geely EX2 vs BYD Dolphin Mini
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.