A “pegadinha” do Dolphin Mini: como o elétrico da BYD chega a menos de R$ 100 mil

BYD Dolphin Mini: Descubra a 'pegadinha' do carro elétrico a menos de R$ 100 mil! Saiba a diferença entre as versões GL e GS, as especificações de bateria (30 kWh vs. 38 kWh) e como taxistas e PCDs conseguem o mega desconto no hatch elétrico.

A BYD, gigante chinesa dos carros elétricos, deu um verdadeiro xeque-mate no mercado brasileiro ao anunciar que seu compacto elétrico, o Dolphin Mini, poderia ser adquirido por menos de R$ 100 mil. A notícia, que agitou o setor automotivo, esconde uma “pegadinha” do bem: essa faixa de preço é reservada a um público específico através da versão GL de entrada e das vantagens das vendas diretas.

A “pegadinha” do Dolphin Mini

Enquanto o público geral encontra o modelo por valores na casa dos R$ 119 mil, a montadora direciona o modelo de entrada para taxistas e Pessoas com Deficiência (PCD), garantindo o acesso à eletromobilidade com condições inéditas.

A chave para o valor abaixo de R$ 100 mil reside na versão GL (base) do Dolphin Mini, voltada para o canal de vendas diretas. Ao aproveitar as isenções fiscais (IPI e ICMS) concedidas a estes grupos, a BYD consegue reposicionar o preço de forma extremamente competitiva:

  • Para Taxistas: O preço do Dolphin Mini GL com as isenções aplicadas pode chegar a cerca de R$ 98.590.

  • Para PCDs: O modelo é vendido a partir de R$ 99.990, quebrando a barreira psicológica dos seis dígitos para um veículo elétrico zero-quilômetro.

A "pegadinha" do Dolphin Mini - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
A “pegadinha” do Dolphin Mini – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

A possibilidade de ter um carro elétrico por menos de R$ 100 mil para esses públicos transforma o cenário da mobilidade urbana no país, tornando os veículos zero emissão uma realidade mais tangível para frotas e pessoas com necessidades especiais.

Comparativo: Dolphin Mini GL (Vendas Diretas) vs. Dolphin Mini GS (Público Geral)

A diferença de preço entre a versão de entrada para vendas diretas e a versão mais completa para o público em geral reflete diferenças na configuração, especialmente na bateria, o componente mais caro de um carro elétrico.

Característica Dolphin Mini GL (Vendas Diretas) Dolphin Mini GS (Público Geral)
Preço Sugerido (Público Geral) R$ 118.990 R$ 119.990
Preço p/ Taxistas (c/ Isenção) R$ 98.590 Não aplicável
Preço p/ PCD (c/ Isenção) R$ 99.990 Não aplicável
Capacidade da Bateria Cerca de 30 kWh 38 kWh
Autonomia (Inmetro) Até 250 km 280 km
Potência Máxima Não especificado na versão GL 75 cv
Torque Máximo Não especificado na versão GL 135 Nm
Aceleração 0-100 km/h Não especificado na versão GL 14,9s
Portas 4 4 ou 5 (depende da configuração)
Foto: Nicole Santana/ Garagem360

O que muda na prática?

A principal e mais significativa diferença entre as versões reside na capacidade da bateria e, consequentemente, na autonomia.

  • O Dolphin Mini GL para taxistas/PCDs vem com uma bateria de aproximadamente 30 kWh, oferecendo uma autonomia de até 250 km (Inmetro).

  • A versão mais vendida ao público, o Dolphin Mini GS (ou 5L), possui uma bateria de 38 kWh, elevando a autonomia para 280 km (Inmetro).

Embora a autonomia seja menor na versão de vendas diretas, ela continua sendo altamente eficiente para a jornada diária de um taxista ou para o uso urbano de um veículo PCD, justificando a economia substancial de mais de R$ 20 mil. A estratégia da BYD é clara: simplificar a configuração de entrada para torná-la elegível para os descontos fiscais máximos.

E você, o que pensa sobre essa estratégia? A diferença na autonomia de 30 km compensa a economia de mais de R$ 20 mil para o público PCD e taxista? 

Leia aqui: Batalha dos elétricos compactos: Geely EX2 vs BYD Dolphin Mini

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.