Bicicletas e motos elétricas vão pagar IPVA em 2026?

Ciclomotores e motinhas elétricas terão CNH e emplacamento obrigatórios a partir de 2026. Descubra se o seu estado vai cobrar IPVA e quais são as novas exigências para bicicletas elétricas.

As “motinhas” e scooters elétricas, que se popularizaram nas cidades brasileiras como alternativas de mobilidade leve, terão regras de circulação e tributação drasticamente alteradas a partir de 1º de janeiro de 2026.

Bicicletas e motos elétricas vão pagar IPVA em 2026?

Veículos classificados como ciclomotores pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) serão submetidos a exigências que incluem emplacamento obrigatório, habilitação (ACC ou CNH Categoria A) e, em alguns estados, a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O ponto que mais tem gerado dúvidas é a cobrança do IPVA. A Resolução 996/2023 do Contran padroniza as regras de trânsito, exigindo registro e emplacamento para os ciclomotores, que são definidos por:

  • Potência de até 4 kW (4.000 W).

  • Velocidade máxima de 50 km/h.

  • Duas ou três rodas.

Bicicletas e motos elétricas vão pagar IPVA em 2026? Foto: Freepik
Bicicletas e motos elétricas vão pagar IPVA em 2026? Foto: Freepik

 

Atenção: O IPVA é um tributo de competência estadual. Embora o Contran exija o emplacamento – pré-requisito para a cobrança do IPVA – cada estado tem autonomia para decidir sobre a inclusão desses veículos na sua base tributária e definir a alíquota.

A pesquisa aponta que estados como o Rio de Janeiro já estão em processo de inclusão, o que significa que proprietários de ciclomotores (incluindo muitas scooters elétricas) registrados nestas jurisdições deverão pagar o IPVA a partir de 2026. 

Leia aqui: Yamaha lança nova scooter elétrica movida com baterias da Honda

Bicicletas Elétricas e Autopropelidos Estão Fora

A boa notícia é que as bicicletas elétricas e os veículos autopropelidos (como patinetes motorizados), desde que respeitem os limites definidos pelo Contran, seguem isentos de emplacamento, CNH e IPVA.

Para serem enquadradas como bicicletas elétricas (e manterem a isenção), as regras incluem:

  • Potência máxima de 1 kW (1.000 W).

  • Velocidade máxima de 32 km/h.

  • O motor deve funcionar apenas como auxílio à pedalada (pedal assistido).

Foto: Freepik
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Apesar de não haver exigência de habilitação ou registro, a nova legislação impõe regras mais rigorosas para os equipamentos de segurança de todos os veículos leves, conforme o texto base:

Categoria Exigências de Equipamentos Obrigatórios
Ciclomotor Espelhos retrovisores dos dois lados, farol dianteiro (branco/amarelo), lanterna traseira vermelha, velocímetro, buzina, pneus em boas condições e dispositivo de controle de ruído do motor.
Bicicleta Elétrica Indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna (dianteira, traseira e lateral), espelho retrovisor do lado esquerdo e pneus em condições de segurança.
Autopropelido Indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna (dianteira, traseira e lateral).

 

Se o seu estado cobrar IPVA do ciclomotor, você ainda usaria o veículo? Comente a nova regra!


 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.