Yamaha lança nova scooter elétrica movida com baterias da Honda
Concorrentes juntas? Conheça a Jog E, nova scooter elétrica da Yamaha que usa baterias da Honda e promete revolucionar o transporte
Em uma reviravolta surpreendente no mercado de duas rodas, a Yamaha lançou a Jog E, sua nova scooter elétrica que utiliza oficialmente o sistema de baterias intercambiáveis da rival Honda. A parceria promete padronizar a mobilidade urbana e facilitar a vida dos condutores. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
Yamaha lança nova scooter elétrica com baterias Honda
Durante décadas, Yamaha e Honda disputaram cada centímetro do mercado de motocicletas. No entanto, a nova Yamaha Jog E prova que a eletrificação exige novos modelos de negócio. O lançamento é o primeiro resultado prático de um acordo firmado em 2019 entre as “Big 4” japonesas (Yamaha, Honda, Kawasaki e Suzuki).
O objetivo do consórcio era claro: criar um padrão único de bateria intercambiável para evitar que o consumidor ficasse “preso” a tecnologias incompatíveis. A solução escolhida foi o Mobile Power Pack e:, desenvolvido pela Honda.
Agora, com a Jog E, a Yamaha entra oficialmente no ecossistema da Gachaco, a empresa responsável pelo gerenciamento dessas estações de troca compartilhadas.
Como funciona a Jog E no dia a dia?
A proposta da Yamaha para a Jog E é estritamente urbana, focada na agilidade e na praticidade do sistema “troca e siga”. Vamos dar uma olhada?
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Modelo de assinatura de energia
Diferente dos veículos elétricos convencionais onde você compra a bateria junto com a moto, a Yamaha estruturou a venda da Jog E baseada em serviços. O proprietário adquire o veículo, mas assina separadamente o serviço de compartilhamento de baterias.
Isso significa que o condutor não precisa esperar horas recarregando na tomada. Basta dirigir-se a uma estação, trocar a unidade vazia por uma carregada e continuar o trajeto.
Lançamento da Jog E
A pré-venda do modelo começa em 22 de dezembro. Inicialmente, a comercialização será exclusiva para Tóquio e Osaka. Essa limitação geográfica ocorre porque a infraestrutura de troca ainda está em expansão:
- Tóquio: 42 estações de troca
- Osaka: 7 estações
- Saitama: 2 unidades operacionais
Ficha técnica da Jog E
Apesar de compacta, a ficha técnica da Jog E foi calibrada para o “anda e para” das grandes metrópoles, priorizando saídas rápidas.
- Motorização: equivalência a 2,3 cv a 540 rpm
- Torque: o destaque do modelo, entregando 9,2 kgf.m a apenas 25 rpm (torque instantâneo)
- Autonomia: aproximadamente 53 km (testado em velocidade constante de 30 km/h)
- Peso: 93 kg (já com a bateria instalada)
- Design: visual limpo e moderno, disponível nas cores cinza escuro e cinza claro.
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Quanto custa a nova scooter da Yamaha?
A estratégia de preço da Yamaha é competitiva, justamente por não incluir o custo total da bateria no valor de venda do veículo. O preço sugerido é de 159.500 ienes. Em uma conversão direta para a moeda brasileira (cotação atual), isso representa aproximadamente R$ 6.000,00 (sem considerar impostos de importação ou taxas locais).
Porém, vale lembrar que o usuário ainda terá os custos mensais da assinatura do serviço de bateria, registro e seguro.
Você acredita que as fabricantes brasileiras deveriam seguir o exemplo do Japão e unificar as baterias das motos elétricas para facilitar a nossa vida?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.


