Yamaha lança nova scooter elétrica movida com baterias da Honda

Concorrentes juntas? Conheça a Jog E, nova scooter elétrica da Yamaha que usa baterias da Honda e promete revolucionar o transporte

Em uma reviravolta surpreendente no mercado de duas rodas, a Yamaha lançou a Jog E, sua nova scooter elétrica que utiliza oficialmente o sistema de baterias intercambiáveis da rival Honda. A parceria promete padronizar a mobilidade urbana e facilitar a vida dos condutores. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!

Yamaha lança nova scooter elétrica com baterias Honda

Durante décadas, Yamaha e Honda disputaram cada centímetro do mercado de motocicletas. No entanto, a nova Yamaha Jog E prova que a eletrificação exige novos modelos de negócio. O lançamento é o primeiro resultado prático de um acordo firmado em 2019 entre as “Big 4” japonesas (Yamaha, Honda, Kawasaki e Suzuki).

Nova scooter elétrica da Yamaha

Yamaha Jog E. Foto: Divulgação

O objetivo do consórcio era claro: criar um padrão único de bateria intercambiável para evitar que o consumidor ficasse “preso” a tecnologias incompatíveis. A solução escolhida foi o Mobile Power Pack e:, desenvolvido pela Honda.

Agora, com a Jog E, a Yamaha entra oficialmente no ecossistema da Gachaco, a empresa responsável pelo gerenciamento dessas estações de troca compartilhadas.

Como funciona a Jog E no dia a dia?

A proposta da Yamaha para a Jog E é estritamente urbana, focada na agilidade e na praticidade do sistema “troca e siga”. Vamos dar uma olhada?

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Modelo de assinatura de energia

Diferente dos veículos elétricos convencionais onde você compra a bateria junto com a moto, a Yamaha estruturou a venda da Jog E baseada em serviços. O proprietário adquire o veículo, mas assina separadamente o serviço de compartilhamento de baterias.

Nova scooter elétrica da Yamaha

Foto: Divulgação

Isso significa que o condutor não precisa esperar horas recarregando na tomada. Basta dirigir-se a uma estação, trocar a unidade vazia por uma carregada e continuar o trajeto.

Lançamento da Jog E

A pré-venda do modelo começa em 22 de dezembro. Inicialmente, a comercialização será exclusiva para Tóquio e Osaka. Essa limitação geográfica ocorre porque a infraestrutura de troca ainda está em expansão:

  • Tóquio: 42 estações de troca
  • Osaka: 7 estações
  • Saitama: 2 unidades operacionais

Ficha técnica da Jog E

Nova scooter elétrica da Yamaha

Bateria da Jog E é da Honda. Foto: Divulgação

Apesar de compacta, a ficha técnica da Jog E foi calibrada para o “anda e para” das grandes metrópoles, priorizando saídas rápidas.

  • Motorização: equivalência a 2,3 cv a 540 rpm
  • Torque: o destaque do modelo, entregando 9,2 kgf.m a apenas 25 rpm (torque instantâneo)
  • Autonomia: aproximadamente 53 km (testado em velocidade constante de 30 km/h)
  • Peso: 93 kg (já com a bateria instalada)
  • Design: visual limpo e moderno, disponível nas cores cinza escuro e cinza claro.

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Quanto custa a nova scooter da Yamaha?

A estratégia de preço da Yamaha é competitiva, justamente por não incluir o custo total da bateria no valor de venda do veículo. O preço sugerido é de 159.500 ienes. Em uma conversão direta para a moeda brasileira (cotação atual), isso representa aproximadamente R$ 6.000,00 (sem considerar impostos de importação ou taxas locais).

Porém, vale lembrar que o usuário ainda terá os custos mensais da assinatura do serviço de bateria, registro e seguro.

Você acredita que as fabricantes brasileiras deveriam seguir o exemplo do Japão e unificar as baterias das motos elétricas para facilitar a nossa vida?

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.