Empresa chinesa acelera corrida por baterias de estado sólido e planeja produção massa para 2027

SAIC avança na produção de baterias de estado sólido (400 Wh/kg), com produção de amostras em 2025 e lançamento comercial previsto para 2027. Conheça as metas de densidade e os concorrentes chineses (GAC, Chery).

A SAIC Motor, uma das gigantes chinesas da indústria automotiva, deu um passo significativo no desenvolvimento de baterias de estado sólido. A montadora informou que a linha de produção de sua parceira, Qingtao Power, em Anting, atingiu sua plena capacidade operacional. A expectativa é que as primeiras células de amostra comecem a ser produzidas ainda este ano, permitindo que os testes em veículos protótipos se iniciem já em 2026. 

Empresa chinesa acelera corrida por baterias de estado sólido e planeja produção massa para 2027

A SAIC já havia detalhado os objetivos técnicos para essa nova composição química de estado sólido, que visam redefinir o desempenho dos veículos elétricos:

  • Densidade de Energia Gravimétrica: Acima de 400 Wh/kg.
  • Densidade de Energia Volumétrica: Acima de 820 Wh/L.
  • Capacidade de Célula: Superior a 75 Ah.
Empresa chinesa acelera corrida por baterias de estado sólido e planeja produção massa para 2027 – Foto:  Divulgação

Além da densidade energética superior, a segurança é uma prioridade. A empresa divulgou que as células de estado sólido obtiveram resultados positivos em testes de segurança rigorosos, incluindo a aprovação no teste de penetração de prego e a resistência à exposição em uma câmara térmica de 200 °C sem apresentar risco de incêndio ou explosão. Outro dado relevante é a retenção de capacidade, que supera 90% em baixas temperaturas.

Este avanço é resultado de um investimento plurianual da SAIC em colaboração com a Qingtao Energy, incluindo a criação de um laboratório conjunto focado em acelerar a transição da pesquisa para a aplicação prática em veículos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Desafio da Viabilidade Comercial

Embora o comissionamento da linha de amostragem represente um marco técnico importante, analistas do setor alertam que a verdadeira prova de fogo será a viabilidade comercial.

O sucesso em 2027 dependerá de fatores cruciais, como a consistência na produção em massa (yields), a eficiência de custos e, principalmente, a comprovação da durabilidade e confiabilidade das baterias em condições de uso real. Até o momento, a SAIC não divulgou informações sobre preços ou termos de comercialização.

A SAIC não está sozinha na corrida global pelas baterias de estado sólido. O Grupo GAC construiu a primeira linha de produção de baterias de grande capacidade (acima de 60 Ah) na China, com produção em massa estimada entre 2027 e 2030. A montadora Chery apresentou um módulo de 600 Wh/kg, mirando veículos-piloto em 2026 e implementação ampla em 2027.

Entretanto, líderes do setor de baterias, como a CATL, mantêm uma postura mais cautelosa, indicando que a produção em larga escala de baterias totalmente de estado sólido pode não ocorrer antes de 2030, apesar dos investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento.

400 Wh/kg! A SAIC e Qingtao conseguirão atingir a produção em massa de baterias de estado sólido até 2027? Comente sua previsão!

Leia aqui: Freio na Eletrificação: Toyota adia novamente construção de fábrica de baterias

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.