Montadora chinesa prepara chip de direção autônoma mais moderno do mundo

A Nio começa a licenciar seu chip de direção autônoma "Shenji NX9031", um investimento de bilhões de yuans. Com processamento $4times$ maior que o Nvidia Orin-X, a estratégia visa gerar receita e otimizar custos em modelos como o ET9.

A montadora chinesa Nio está prestes a colher os frutos de um dos seus mais audaciosos investimentos em P&D: o chip de direção inteligente avançada (AD) desenvolvido internamente, batizado de “Shenji NX9031”. A empresa inicia agora o licenciamento externo desta tecnologia, transformando o que foi um custo multimilionário em uma promissora nova fonte de receita.

Montadora chinesa prepara chip de direção autônoma mais moderno do mundo

Fontes do setor de semicondutores, citadas pela Latepost, indicam que o potencial financeiro desses acordos de licenciamento é enorme. Um único contrato de autorização de propriedade intelectual pode render milhões de dólares, enquanto uma autorização técnica para um Sistema-em-um-Chip (SoC) completo pode atingir a marca de centenas de milhões de dólares.

O desenvolvimento do NX9031, iniciado em 2021, mobilizou uma equipe de mais de 600 profissionais, com uma estrutura e escala comparáveis às de uma empresa independente de semicondutores. O CEO da Nio, William Li, chegou a quantificar o investimento: o custo em P&D do chip foi equivalente à construção de 1.000 estações de troca de baterias da marca, um valor que totaliza mais de US$ 140 milhões (aproximadamente R$ 746 milhões).

Montadora chinesa prepara chip de direção autônoma mais moderno do mundo – Foto: Divulgação

Tecnicamente, o chip é de ponta. Fabricado usando um processo de 5nm de nível automotivo, ele oferece uma capacidade de processamento real aproximadamente quatro vezes superior à do chip Orin-X da Nvidia. Zhang Danyu, chefe da divisão de chips da Nio, destacou que o chip superou métricas padrão da indústria e sua produção em massa começou meses antes do lançamento do concorrente mais recente da Nvidia, o Thor-U.

O chip está atualmente integrado em modelos da Nio como o topo de linha ET9, além do 2025 ES6 e EC6. Segundo Li, ele já gera uma otimização de custos de cerca de 10.000 yuans (R$ 7.500) por veículo para a empresa.

Foto: Divulgação

Nova Estratégia de Receita

Com o objetivo de alcançar a lucratividade no quarto trimestre e sob intensa pressão de fluxo de caixa, a Nio acelerou seus esforços para comercializar seu negócio de chips. Em junho, a empresa estabeleceu a Anhui Shenji Technology Co., subsidiária responsável pela integração de P&D, produção e licenciamento, buscando ativamente investidores estratégicos.

Recentemente, em novembro, a subsidiária deu um passo estratégico ao cofundar a Chongqing Chuangyuan Zhihang Technology Co., Ltd. em uma joint venture com outras empresas de semicondutores. A iniciativa, com capital social de 100 milhões de yuans, consolida a estratégia da Nio de monetizar sua tecnologia proprietária.

William Li reforçou que a decisão de desenvolver o NX9031 de forma independente em 2021 visava criar um chip que garantisse 10 anos de suporte a atualizações de algoritmos, segurança ultra-rápida e capacidade de processamento de imagem em qualquer cenário, definindo o padrão para a direção inteligente de próxima geração.

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.