Eletrificação de entrada: Yamaha apresenta duas novas scooters elétricas
Yamaha lança os novos scooters elétricos Aerox E (premium) e EC-06 (urbano) na Índia, acelerando sua estratégia de eletrificação em mercados emergentes e visando a neutralidade de carbono até 2050.
A Yamaha reforça sua ofensiva global de eletrificação ao anunciar a chegada de dois novos scooters totalmente elétricos ao mercado indiano: o Aerox E e o EC-06. Os lançamentos, que ocorrerão nas próximas semanas, marcam um passo estratégico da gigante japonesa para consolidar sua presença em mercados emergentes com foco em mobilidade zero emissões.
Yamaha apresenta duas novas scooters elétricas
O destaque da apresentação é o Aerox E, a versão eletrificada do aclamado Aerox 155 a gasolina. Desenvolvido internamente, o novo scooter preserva o DNA esportivo que cativou o público indiano, mantendo o design arrojado e a proposta de pilotagem dinâmica pela qual a linha é conhecida.
A Yamaha tem uma ambição clara com este modelo: posicioná-lo no segmento premium do mercado de veículos elétricos (EVs). A estratégia visa replicar o sucesso da variante a combustão, reforçando a imagem da marca como sinônimo de performance e design de ponta, agora também na esfera das duas rodas elétricas. A produção do Aerox E será conduzida pela subsidiária indiana da Yamaha.

Foco na Cidade: EC-06 e a Parceria Estratégica
A segunda novidade, o EC-06, é resultado da colaboração com a startup indiana River Mobility, que recebeu aporte de investimento da Yamaha em 2024. Este é o primeiro veículo oriundo da parceria e é desenhado para o consumidor urbano que busca um equilíbrio entre estilo, conveniência e tecnologia.
Descrito com um visual “Elegante e Moderno”, o EC-06 busca atrair um público mais amplo e com estilo de vida ativo. Sua produção será de responsabilidade da River Mobility, na região de Karnataka.

Até o momento, o EC-06 é o único modelo a ter detalhes técnicos revelados. Ele é equipado com um motor elétrico de 4,5 kW (com potência máxima de 6,7 kW, equivalente a cerca de 9 cv). A alimentação é feita por uma bateria fixa de 4 kWh.
O tempo de recarga completa em uma tomada residencial é de nove horas. Embora a duração possa ser considerada um limitador de uso para alguns, imagens que mostram conectores de padrão automotivo sugerem que futuras opções de carregamento rápido podem estar nos planos da marca.
Meta Global: Neutralidade de Carbono
Estes lançamentos se alinham à meta corporativa da Yamaha de alcançar a neutralidade de carbono até 2050, um compromisso que abrange as emissões geradas durante a utilização de seus produtos. A Índia foi escolhida como campo de prova fundamental, dada sua posição como um dos maiores mercados de duas rodas do planeta e o forte crescimento do setor elétrico, impulsionado por incentivos locais.
Embora ainda não haja informações sobre a chegada desses modelos em mercados como Europa ou América Latina (onde a marca já oferece o Neo’s elétrico, por exemplo), a investida na Índia demonstra que a Yamaha está acelerando significativamente sua transição para soluções elétricas em regiões estratégicas.
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Qual desses modelos elétricos você gostaria de ver rodando no Brasil?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.