Nova diretriz da ABNT para carros elétricos passa a valer no Brasil este mês

A ABNT lança a PR 1025, nova norma que padroniza a qualificação de mecânicos de veículos elétricos e híbridos no Brasil. Conheça os 3 níveis de especialização em alta tensão.

Com o mercado de veículos elétricos e híbridos em franca expansão no Brasil, a segurança e a qualificação profissional para lidar com essa nova tecnologia tornaram-se prioridades. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de apresentar a ABNT PR 1025, uma nova e crucial diretriz que estabelece um padrão técnico nacional para a atuação segura de mecânicos que trabalham com sistemas de alta tensão nesses automóveis.

Nova diretriz da ABNT para carros elétricos passa a valer no Brasil em novembro

O documento foi desenvolvido através de um esforço colaborativo, envolvendo montadoras, entidades do setor, oficinas especializadas e centros de pesquisa. Pela primeira vez no país, a PR 1025 consolida as habilidades, conhecimentos e responsabilidades indispensáveis para os profissionais que interagem com a corrente contínua e os complexos sistemas elétricos de alta voltagem desses veículos.

“O crescimento acelerado do mercado brasileiro de veículos elétricos exige profissionais preparados para atuar com segurança em sistemas de alta tensão,” destaca o presidente da ABNT, Mário William Esper, sublinhando a importância da iniciativa.

Nova diretriz da ABNT para carros elétricos - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Caption

Três Níveis de Especialização para a Segurança

A principal função da PR 1025 é servir de fundamento técnico para a criação de treinamentos, processos de certificação e, acima de tudo, para garantir a segurança no ambiente de trabalho. A norma define três níveis de especialização para a mão de obra, estabelecendo um caminho claro de progressão profissional e segurança:

Nível Escolaridade Mínima Experiência Profissional Atuação Principal
Nível 1 5º ano do Ensino Fundamental 4 anos como ajudante ou 2 anos como mecânico automotivo Reparo exclusivo de sistemas mecânicos e no interior do veículo.
Nível 2 Ensino Médio + Curso Profissionalizante em Elétrica/Eletrônica Automotiva 2 anos como ajudante ou 1 ano como mecânico automotivo Reparo mecânico, elétrica de baixa tensão (12V) e suporte a mecânicos de veículos elétricos.
Nível 3 Ensino Técnico/Superior em Tração Elétrica Automotiva 1 ano como mecânico automotivo de tração elétrica (alta-tensão e bateria) Reparo mecânico, elétrica de baixa e alta-tensão, remoção/instalação de motor/bateria de tração, e gestão de atividades.

Competências Abrangentes

As exigências para a capacitação vão além da experiência prática e escolaridade. O novo padrão engloba uma série de competências cruciais, como segurança do trabalho, uso correto de instrumentos de medição, capacidade de análise de riscos, domínio de conhecimentos elétricos e o alinhamento com normas nacionais e internacionais. A diretriz visa, assim, profissionalizar de forma completa um setor vital para o futuro da mobilidade no Brasil.

A segurança é elétrica! 🔌 Comente: A nova norma vai acelerar sua transição para um carro híbrido ou elétrico?

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.