Comparativo de SUVs: Renault Boreal desafia a liderança do Toyota Corolla Cross

Comparativo Renault Boreal vs. Toyota Corolla Cross: Boreal (R$ 214.990) tem mais porta-malas (522L) e torque (270 Nm), Corolla Cross (R$ 207.990) tem mais potência (177 cv) e 7 airbags. Veja o duelo!

O segmento de SUVs médios no Brasil ganhou um novo e forte competidor: o Renault Boreal, que chega para confrontar o reinado de modelos estabelecidos, como o Toyota Corolla Cross. Colocando em xeque o domínio de mercado da Toyota, o Boreal aposta em dimensões generosas, motorização moderna e um conjunto de tecnologia de ponta para atrair o consumidor.

Renault Boreal desafia a liderança do Toyota Corolla Cross

Uma análise das especificações das versões topo de linha, Boreal Iconic TCe e Corolla Cross XRX (a combustão), revela que o novato francês se destaca em atributos práticos, enquanto o japonês mantém a força de sua tradição e segurança passiva.

Em termos de espaço e porte, o Boreal leva clara vantagem. O modelo da Renault é mais longo e oferece uma cabine mais espaçosa graças ao entre-eixos superior, o que se traduz em maior conforto para os passageiros traseiros.

Característica Renault Boreal Iconic TCe Toyota Corolla Cross XRX Destaque
Comprimento 4.556 mm 4.460 mm Boreal (Maior)
Entre-eixos 2.702 mm 2.640 mm Boreal (Mais espaço interno)
Porta-malas 522 Litros 440 Litros Boreal (Maior da categoria)
Altura Livre do Solo 213 mm 161 mm Boreal (Melhor para vias irregulares)
Renault Boreal desafia a liderança do Toyota Corolla Cross – Foto: Divulgação

O porta-malas do Boreal, com 522 litros, é um dos maiores do segmento, sendo significativamente maior que o do rival da Toyota. Além disso, a altura livre do solo do Renault (213 mm) o torna mais apto a enfrentar buracos e estradas não pavimentadas.

Performance e Transmissão: Dois Caminhos Diferentes

A motorização é onde os dois SUVs divergem em filosofia. O Boreal investe no moderno downsizing com turbo, enquanto o Corolla Cross aposta na potência aspirada.

Característica Renault Boreal Iconic TCe Toyota Corolla Cross XRX Destaque
Motorização 1.3 turbo flex 2.0 aspirado flex
Potência (Etanol) 163 cv 177 cv Corolla Cross (Maior Potência)
Torque (Etanol) 270 Nm 209 Nm Boreal (Maior Torque)
0–100 km/h 9,5 s 9,8 s Boreal (Mais Ágil)
Câmbio Dupla Embreagem EDC 6M CVT 10M Boreal (Mais rápido nas trocas)
Corolla Cross – Foto: Divulgação

Apesar de o Corolla Cross (177 cv) ter uma potência máxima superior, o Boreal entrega um torque de 270 Nm já em baixa rotação, o que, combinado ao câmbio de dupla embreagem (EDC), garante uma aceleração de 0 a 100 km/h mais rápida e uma sensação de agilidade superior no uso diário. O Corolla Cross, com seu câmbio CVT, foca mais na suavidade e economia.

Consumo e Preços: Empate Técnico e Estratégia

Ambos os modelos apresentam um consumo de combustível similar e eficiente, mostrando um empate técnico nas médias.

Modelo Cidade (Gasolina) Estrada (Gasolina)
Renault Boreal Iconic TCe 11,2 km/l 13,6 km/l
Toyota Corolla Cross XRX 11,7 km/l 13,0 km/l
Foto: Divulgação

Em relação ao preço, o Boreal se posiciona de forma competitiva, com sua versão topo de linha sendo R$ 7 mil mais cara que a XRX a combustão do Corolla Cross:

Modelo Versões e Preços (R$)
Renault Boreal Evolution TCe – R$ 179.990 / Iconic TCe – R$ 214.990
Toyota Corolla Cross XR – R$ 188.990 / XRX – R$ 207.990

Segurança e Tecnologia: Foco Diferente

A segurança é um ponto de forte rivalidade. O Boreal entrega um pacote tecnológico avançado de Assistência de Condução Nível 2 (com Controle Adaptativo e Centralização de Faixa), além de recursos exclusivos como alerta de saída segura e assistente de parada de emergência.

No entanto, o Corolla Cross XRX se destaca pela segurança passiva, oferecendo 7 airbags de série em todas as versões (incluindo o de joelho para o motorista), contra 6 airbags do Boreal, e o consagrado pacote Toyota Safety Sense (TSS). A XRX a combustão inclui Teto Solar Elétrico e outros itens de conforto.

Em resumo, o Corolla Cross é a escolha da razão para quem valoriza a reputação da marca, o histórico de confiabilidade, os 7 airbags e a economia de longo prazo (ou a versão híbrida). Já o Boreal é a aposta para quem busca mais espaço, desempenho ágil com turbo, porta-malas maior e um pacote tecnológico de assistência à condução mais refinado.

Entre o desempenho ágil do Boreal e a tradição da Toyota, qual SUV você levaria para casa? Comente sua escolha! 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.