Freio na Eletrificação: Toyota adia novamente construção de fábrica de baterias

Toyota adia pela 2ª vez fábrica de baterias no Japão devido à queda na demanda por VEs. Vendas de elétricos da marca nos EUA caíram mais de 90%. Descubra os motivos da cautela e a projeção de lucros reduzida da Toyota.

A Toyota, uma das gigantes do setor automotivo, está revendo sua estratégia de eletrificação devido à queda na demanda global por veículos elétricos (VEs). A montadora japonesa adiou, pela segunda vez, o início da construção de sua nova fábrica dedicada à produção de baterias, um sinal claro da incerteza que paira sobre o mercado de VEs.

Freio na Eletrificação: Toyota adia novamente construção de fábrica de baterias

O projeto, que seria implementado em uma zona industrial próxima a Fukuoka, no nordeste do Japão, já havia sido adiado em março. O segundo adiamento foi confirmado pelo governador de Fukuoka e pelo presidente da Toyota, Koji Sato.

A decisão da Toyota reflete uma preocupação genuína do mercado automotivo com o arrefecimento das vendas de VEs. As montadoras estão hesitantes, oscilando entre investir em eletrificação e postergar planos caros.

A situação é particularmente crítica para a Toyota nos Estados Unidos. Os números de vendas de VEs da marca e da Lexus são alarmantes:

Queda Acentuada: As vendas de veículos elétricos da Toyota e Lexus caíram mais de 90% em relação ao ano anterior.

Baixo Volume: Durante todo o mês de outubro, a Toyota vendeu apenas 37 veículos elétricos no total nos EUA.

 Toyota adia novamente construção de fábrica de baterias – Foto: Divulgação

As dificuldades foram agravadas pelo fim do incentivo fiscal federal para VEs e por problemas técnicos, como o recall recente de quase 100.000 veículos (incluindo o bZ4X, Lexus RZ e Subaru Solterra), que compartilham a mesma plataforma.

Leia aqui: Híbridos blindam a Toyota: montadora ignora tarifas e eleva previsão de lucro

Projeção de lucros reduzida

O anúncio do adiamento da fábrica coincide com uma revisão na previsão de lucros da companhia. A Toyota reduziu sua projeção de vendas globais de veículos elétricos para 277.000 unidades, uma queda de 10% em relação à estimativa feita em agosto.

Essa cautela no investimento em infraestrutura de baterias demonstra que, apesar de a Toyota continuar apostando na eletrificação a longo prazo, a realidade de mercado exige uma abordagem mais prudente e flexível para se adaptar à demanda, que está crescendo mais lentamente do que o esperado.

Com a demanda por elétricos caindo, a Toyota está certa em adiar a fábrica de baterias? Deixe sua opinião sobre o futuro dos VEs!

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.