Nova era híbrida da Honda: Próximo Civic revela plataforma e sistema eletrificado revolucionários
Honda confirma detalhes do novo Civic 2027: plataforma inédita, sistema híbrido e:HEV 10% mais eficiente e redução de 90 kg no peso. Conheça as inovações que prometem revolucionar a dinâmica e o consumo do sedã e de outros modelos como HR-V e CR-V.
A Honda está quebrando a tradição do sigilo ao antecipar detalhes cruciais sobre o desenvolvimento da próxima geração do Civic. Após a conclusão da reestilização de seu sedã médio, o foco da montadora se volta totalmente para a 12ª geração, que promete ser um divisor de águas em termos de eficiência e dinâmica de condução.
Próximo Civic revela plataforma e sistema eletrificado revolucionários
Em um movimento estratégico, a própria Honda confirmou a estreia de uma plataforma totalmente nova e um conjunto híbrido inovador. Este novo sedã será um dos primeiros frutos da mais recente safra de veículos eletrificados da fabricante, anunciada no final do ano passado.
A nova arquitetura não será exclusiva do Civic. Ela servirá de base para as futuras gerações de outros modelos importantes, como HR-V, CR-V e Accord, sendo projetada desde o início para acomodar sistemas eletrificados de última geração.

A meta ambiciosa da Honda com esta plataforma é significativa:
- Redução de Consumo: Diminuição de 10% no consumo de combustível em comparação com os modelos atuais.
- Alívio de Peso: Uma redução de aproximadamente 90 kg no peso total do veículo.
- Otimização na Produção: A modularidade permitirá um compartilhamento de até 60% das peças entre os veículos baseados na nova matriz, simplificando drasticamente os processos de desenvolvimento e fabricação.
Foco na Dinâmica e Prazer ao Dirigir
A engenharia por trás do novo projeto visa resgatar e aprimorar a “diversão ao dirigir” (o famoso fun-to-drive). A Honda afirma que a nova plataforma tornará o próximo Civic mais “envolvente”.
Entre os aprimoramentos dinâmicos, destacam-se:
Um novo “sistema de gerenciamento de movimento” projetado para otimizar a estabilidade e a resposta da direção.
A evolução do recurso de “assistência de direção ágil”, que agora se combinará com um sistema de controle de inclinação para garantir um comportamento mais estável em diversas condições de rodagem.

A Honda chegou a divulgar imagens de um protótipo com a nova arquitetura em testes, embora tenha salientado que as mudanças visuais (como a dianteira redesenhada e o balanço dianteiro mais longo) são meramente funcionais para acomodar a nova estrutura, sem revelar o design final do modelo.
Sistema Híbrido e:HEV Aprimorado
O coração da eficiência será uma versão atualizada do sistema híbrido e:HEV. A Honda promete que este novo conjunto não só será até 10% mais econômico, mas também consideravelmente menos poluente.
As inovações incluem injeção direta gerenciada por uma interface eletrônica mais precisa. O arranjo combinará motores a gasolina de 1.5 ou 2.0 litros com propulsores elétricos. O motor 1.5, para modelos menores, teve sua faixa de rotações mais eficiente ampliada em 40%. Já o 2.0, voltado para veículos de maior porte, incorporará recursos como o sistema Honda S+ Shift, que simula trocas de marcha via modulação de torque e som.
A chegada do Civic de 12ª geração está prevista para ocorrer no mercado internacional até o final de 2027. A expectativa é que o modelo desembarque no Brasil logo em seguida.
O futuro é híbrido e mais divertido: O que você achou das promessas da Honda para o novo Civic? Comente abaixo!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.